Ipem encontra erros nas balanças de aeroportos paulistas

No aeroporto de Congonhas quase 40% dos equipamentos estavam desregulados, já em Cumbica cerca de 15%

seg, 18/06/2012 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou no último dia 13 uma operação surpresa nos aeroportos de Congonhas, na capital, e Cumbica, em Guarulhos. O objetivo era verificar erros nas balanças usadas no check-in dos passageiros.

LEIA TAMBÉM
Procon orienta consumidores sobre pesagem de bagagem

Em Cumbica, dos 200 instrumentos verificados, 30 estavam desregulados. Já no aeroporto de Congonhas, das 37 balanças fiscalizadas, 14 estavam irregulares. Os maiores erros encontrados foram 3,5 kg a mais e 7,5 kg a menos.

Além do pagamento indevido do excesso de bagagem por parte dos passageiros, o peso inferior também representa um problema. “Mesmo aquelas balanças que registraram peso inferior ao que realmente tinha na mala representam um risco para o consumidor. Isso porque os aviões decolam com peso acima do estimado”, chama a atenção José Tadeu Rodrigues Penteado, superintendente do Ipem-SP.

A Infraero é responsável pelas balanças do aeroporto de Cumbica. Em Congonhas, as companhias aéreas são responsáveis por seus equipamentos. As multas aplicadas pelo Ipem-SP variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, podendo dobrar em caso de reincidência. Os autuados têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa administrativa.

Do Portal do Governo do Estado