Ipem encontra 15,09% de erros nas embalagens de condimentos

Foram analisados 53 lotes de azeites, vinagres, molhos de tomate, temperos e condimentos em geral

ter, 10/02/2009 - 17h03 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, verificou, na segunda-feira, 9, em todo Estado, a quantidade nas embalagens de 53 lotes de azeites, vinagres, molhos de tomate, temperos e condimentos em geral.

Um total de oito lotes (15,09%) examinado nesta operação continha menos produto do que o indicado ao consumidor na embalagem. Os exames ocorreram em oito laboratórios do Ipem no Estado. Os lotes possuíam de seis até 32 unidades.

Nas amostras analisadas pelo laboratório de Bauru, os fiscais do Ipem encontraram as maiores faltas de produto desta operação. As embalagens de 240 g do molho à base de maionese da marca Soz, da empresa Mad Product Distribuidora Ltda., continham em média 18,5 g (7,71%) a menos.

Nas embalagens da mistura para molho branco Maggi, de 45 g, da Nestlé, faltavam em média 1,6 g (3,56%). No molho inglês Periquito, de 150 ml, da empresa Com. Atacadista Ustulin Ltda., faltavam em média 3,8 ml (2,53%). No molho para salada Sakura, de 180 ml, faltavam em média 3,3 ml (1,83%).

São José do Rio Preto

No laboratório de São José do Rio Preto, a fiscalização do Ipem reprovou os produtos: molho para salada Hellmann’s, da Unilever Brasil Alimentos Ltda. – falta em média de 5,6 ml nas embalagens de 236 ml (2,37%); Molho Inglês tipo Worcester Maruiti – falta em média de 1,8 ml nas embalagens de 150 ml (1,2%). Também foi reprovado o molho para guioza Maruiti, por apresentar erros em quatro das 14 embalagens analisadas do molho, de 150 ml, sendo que o maior foi a falta de 7,9 ml em uma garrafa.

Presidente Prudente

Nos produtos analisados pelo laboratório de Presidente Prudente, a única irregularidade encontrada foi no preparado para caldo de galinha Arisco, da Unilever Brasil Alimentos Ltda.: falta em média de 1,3 g (2,28%) nas embalagens de 57 g.

Outros resultados

Foram aprovados todos os 34 lotes de condimentos, azeite de oliva, vinagre, tempero completo, molho de tomate, entre outros, examinados pelos laboratórios de Santos/Capital, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos.

Saiba mais

Representantes das empresas fiscalizadas foram previamente convidados a presenciar os exames. As empresas irregulares foram autuadas e devem retirar os lotes de produtos defeituosos do ponto de venda.

Há um prazo de dez dias para apresentação de defesa junto à superintendência do instituto. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade que vai de uma advertência ao pagamento de multa de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas, reclamações e denúncias, o telefone da ouvidoria do Ipem é: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h. E-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP