Ipem encerra Operação Bomba de Combustível no Vale do Paraíba

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania concluiu nesta quinta feira, 31, mais uma etapa […]

qui, 31/01/2008 - 21h19 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania concluiu nesta quinta feira, 31, mais uma etapa da Operação Bomba de Combustível no Vale do Paraíba. Iniciada no dia 21 de janeiro, a ação de fiscalização aconteceu nos municípios de Taubaté, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Santa Branca, Jacareí e Caçapava.

No total foram verificadas 669 bombas de combustível sendo aplicados 24 autos de infração contra estabelecimentos que prejudicavam o consumidor na quantidade de combustíveis líquidos fornecidos.

O Secretário Adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Izaias José de Santana acompanhou o encerramento dos trabalhos em Jacareí. Ele explicou que a verificação de instrumentos de pesar e medir faz parte da rotina de trabalho do Ipem-SP. Contudo, essas operações especiais, ocorrem por determinação expressa do governador José Serra e devem ser intensificadas em todo o Estado. 

Tudo para promover a segurança e confiabilidade às relações de consumo. Esse tipo de ação também serve para premiar os bons comerciantes e ser implacável contra aqueles que desrespeitam a legislação.

O chefe de gabinete do Ipem, Oswaldo Alves Ferreira Junior considerou a ação nos últimos quinze dias muito proveitosa. Nessas ações de fiscalização é possível flagrar aqueles estabelecimentos que prejudicam ao consumidor. Por outro lado, é possível constatar também que a ação histórica do Ipem-SP vem surtindo efeitos benéficos para os consumidores, reduzindo sensivelmente as irregularidades. A vigilância, contudo, é imprescindível, uma vez que sempre existem aqueles comerciantes recalcitrantes que precisam ser punidos para proteger os cidadãos em suas relações de consumo.

 Nesta semana a fiscali- zação esteve concentrada em Jacareí, Caçapava e Santa Branca. Os trabalhos começaram na segunda feira, 28 de janeiro. No total foram feitas verificações em 336 bombas de com- bustível sendo aplicados dez autos de infração, a maior parte em Jacareí.

Operação Bomba no Vale do Paraíba

Os trabalhos começaram na semana passada, quando foram feitas fiscalizações em outras três cidades: São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba. A Operação foi realizada entre os dias 21 e 24 de janeiro. Na oportunidade foram feitas verificações em 333 bombas, sendo que catorze delas foram autuadas por irregularidades contra o consumidor.

As maiores irregularidades encontradas foram encontradas nos seguintes estabelecimentos: Sávio e Valentini Sávio Ltda. em Pindamonhangaba, que em uma de suas bombas fornecia menos 560 ml em cada 20L de abastecimento. A segunda maior irregularidade aconteceu em São José dos Campos. O Auto Posto Nova Era Ltda. fornecia em uma de suas bombas menos 480 ml de combustível em cada 20L de abastecimento. A terceira maior irregularidade ocorreu em Pindamonhangaba, no Auto Posto Rei dos Cromados Ltda., que fornecia menos 320 ml em cada abastecimento.

O Ipem-SP atende as dúvidas, sugestões ou reclamações pelo telefone da ouvidoria: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou através do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Do Ipem

(C.M.)