Ipem e Associação Brasileira de Motociclistas discutem segurança

Encontro promove aproximação entre o instituto e o setor que representa os motoboys

qua, 09/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, Fabiano Marques de Paula, recebe nesta quarta-feira, 9, na sede do órgão, o presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) – ONG que representa a categoria em todo o País. 

Na avaliação de Marques de Paula, o encontro é de extrema relevância porque promove a aproximação entre o Ipem e o setor que consome alguns dos produtos fiscalizados pelo órgão, como capacetes, pneus para motos e coletes de segurança de alta visibilidade.  “O número de motociclistas no Brasil, principalmente de motoboys, cresce vertiginosamente. Sem dúvida, o veículo de duas rodas se tornou a solução para driblar o trânsito caótico das grandes metrópoles. Por outro lado, para atender a esse público surgem no mercado produtos de todos os tipos, níveis de qualidades e preços, que precisam ser fiscalizados para não trazerem prejuízos, nem financeiros nem para a segurança desse consumidor”, explica o superintendente.

Na semana passada, o Ipem promoveu a Operação Boa Viagem para Fiscalizar coletes de segurança de alta visibilidade encontrados em lojas especializadas na capital paulista e Grande São Paulo. Os 49 coletes examinados foram aprovados. Esses coletes são de uso obrigatório para motociclistas que transportam cargas – tanto durante o dia quanto à noite. 

Capacetes e pneus 

De janeiro a julho deste ano, o Ipem inspecionou 16.938 capacetes, dos quais 87 (0,51%) foram apreendidos por irregularidades. Em 2008, foram fiscalizados 15.225 capacetes e 66 (0,43%) foram apreendidos. No caso dos pneus para  motocicletas, o índice de aprovação foi de 100% nos dois últimos anos. 

Do Ipem