Ipem e ANP vão fiscalizar postos de combustível

Ação começa na Capital e depois vai se estender por todo o Estado

qua, 30/09/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vão realizar na próxima semana a primeira ação conjunta para combater fraudes em postos de combustível. “As ações serão semanais e nosso primeiro foco será a capital. Vamos aproveitar em futuro próximo as equipes e a excelência do Ipem em aferir bombas de combustível para expandir essa fiscalização para todo o Estado”, explica coordenador geral da ANP São Paulo, Alcides Amazonas. 

Segundo o superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, a parceria é de extrema importância para minimizar ou até eliminar de vez os prejuízos ao consumidor. “Uma parceria potencializa os efeitos da ação e quem ganha com isso é a sociedade, a quem devemos satisfação dos serviços prestados”, afirma Marques de Paula. 

No primeiro semestre de 2009, o Ipem autuou 283 postos por erros nas bombas por abastecimento de quantidade menor do que o registrado na máquina, lacres rompidos e falhas eletromecânicas. No mesmo período, as  bombas  de combustível lideraram o ranking da Ouvidoria do órgão, com 282 denúncias que geraram 27 autos de infração contra postos que apresentaram irregularidades. 

Do Ipem