Ipem e ANP vão combater fraudes em postos de combustíveis

Em breve, as duas instituições deverão assinar convênio

qui, 24/09/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vão trabalhar juntos para combater fraudes e irregularidades nos postos de combustíveis. 

Na quarta-feira, 23, o superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, recebeu a visita do coordenador geral do escritório da ANP em São Paulo, Alcides Amazonas. O principal tema foi o convênio que será firmado entre as duas instituições.  

Segundo Marques de Paula, as ações já podem começar, antes mesmo da parceria ser oficializada. “Podemos iniciar uma força-tarefa, realizando simultaneamente operações para examinar tanto a qualidade quanto a quantidade dos combustíveis, oferecidas pelos postos ao consumidor. Esse trabalho conjunto, com certeza, trará mais eficácia às ações”, afirmou. 

No primeiro semestre deste ano, a fiscalização do Ipem autuou 283 postos por erros nas bombas, que abasteceram quantidade menor do que o registrado na máquina. No mesmo período, as bombas de combustível lideram o ranking da Ouvidoria do instituto, com 282 denúncias, que geraram 27 autos de infração aos postos nos quais foram encontrados erros e fraudes. 

As equipes metrológicas do instituto verificam periodicamente bombas de combustível, de óleo lubrificante e medidas de volume de 20 litros, para garantir segurança nesses instrumentos de medição. 

A verificação inicial é feita com o fabricante antes da comercialização, para  que se mantenham as características exigidas pelo Inmetro. A subsequente é  feita anualmente e a eventual, sempre que houver a necessidade por reprovação, conserto ou manutenção do instrumento. 

Em operações especiais ou rotineiras, os fiscais verificam se o abastecimento  feito pela bombas de combustíveis são feitas sem prejuízo ao consumidor.

Do Ipem