Ipem doará mais de uma tonelada de alimentos ao Hospital de Câncer de Barretos

Instituto promoveu campanha junto aos laboratórios que examinam produtos pré-medidos

seg, 12/04/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-S), Fabiano Marques de Paula, entregará nesta segunda-feira, 12, mais de uma tonelada e meia de alimentos não-perecíveis para o Hospital do Câncer de Barretos. Em março, o instituto promoveu uma campanha junto aos laboratórios que examinam produtos pré-medidos (pesados e medidos sem a presença do consumidor) de Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto, visando produtos que, após a inspeção, se mantêm intactos e em condições de consumo.

Segundo Marques de Paula, a fiscalização nos laboratórios é feita para constatar se os produtos têm realmente o peso ou a medida indicados na embalagem. “Os produtos que apresentaram erros não podem ser vendidos por prejudicar o consumidor, mas isso não os desqualifica para o consumo. Vamos entregar 1.644 toneladas de itens que integram a cesta básica e estão em condições de uso”, explica.

Essa prática não é novidade para o Ipem-SP, que já faz doações para entidades assistenciais cadastradas.  A última grande campanha foi feita para ajudar as vítimas das enchentes do Vale do Paraíba, no início do ano, quando mais de uma tonelada de alimentos e produtos de limpeza foram entregues na cidade de São Luiz do Paraitinga. “Depois disso, recebemos um pedido do Hospital de Câncer de Barretos e, imediatamente organizamos a campanha”, conta o superintendente do Ipem.

Fundado há 43 anos, o Hospital de Câncer de Barretos conta com 150 médicos e mais de 1400 funcionários, atende 1.296 municípios dos 27 estados do Brasil. Diariamente são realizados 2.400 atendimentos/dia, dos quais 98% via SUS. Está equipado com sofisticados equipamentos para prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer. Além disso, o hospital mantém dez alojamentos para adultos com infraestrutura para mais de 600 pessoas e alojamento especial para crianças e pacientes que não podem se hospedar em hotéis. Diariamente serve seis mil refeições e lava duas toneladas de roupas.

Do Ipem