Ipem detecta erros em 8,42% dos produtos examinados na Operação Sabor Especial

Foram avaliados temperos, azeites, condimentos e molhos

qui, 11/02/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

As equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, reprovaram oito (8,42%) dos 95 lotes de temperos, azeites, condimentos e molhos. Os produtos foram examinados durante a Operação Sabor Especial, nos laboratórios da Capital paulista, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Em 2009, a mesma operação analisou 53 lotes, dos quais oito (15,09%) apresentaram erros. “O índice de erros ainda é alto, por isso vamos continuar intensificando a fiscalização rotineira para reduzir ou até eliminar essas irregularidades. O consumidor também pode ajudar ligando para nossa Ouvidora e denunciando”, explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

As empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Na Capital, foram reprovados os azeite de oliva Colavita e Olivatto. Em Bauru, não passaram na fiscalização, o molho com atum para macarrão com pimentão e pimenta Gomes da Costa, molho com atum para macarrão com ervas Gomes da Costa e o molho de tomate sabor calabresa Lupinni. Em Presidente Prudente, foi reprovado o preparado para caldo de costela Maggi. Em São José dos Campos, não foi aprovado o catchup Tradicional Jurema e em São José do Rio Preto, molho para salada queijos Liza.

Do Ipem