Ipem dá palestra e entrega cartilhas a profissionais de panificação de Araraquara

Encontro reunirá representantes do setor das 49 cidades da região

qui, 21/10/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, participa nesta quinta-feira, 21, do 4º Fórum Regional de Cenários e Tendências da Panificação. Durante o evento, será ministrada uma palestra sobre as ações do órgão nas panificadoras e distribuir a cartilha orientativa Ipem Explica – Padarias aos 500 profissionais convidados.

O evento, realizado pela Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de São Paulo (AIPESP), em conjunto com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara e Região (SIPCAR), acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA). O encontro reunirá representantes do setor das 49 cidades da região.  

A apresentação do Ipem será feita pelo diretor do instituto em Araraquara, Luiz Eduardo Galdeano. Ele também vai tirar dúvidas sobre a legislação vigente em relação aos produtos comercializados por padarias e entregar as cerca de 500 cartilhas.

A publicação Ipem-SP Explica – Padarias foi produzida após o elevado índice de erros encontrado na “Operação Padoca Legal”, realizada em maio deste ano, na qual foram visitadas 202 padarias e 121 (60%) foram autuadas em todo o Estado por irregularidades nos produtos.  Na ocasião, o Ipem encontrou problemas como a falta do produto em relação à quantidade citada na embalagem; falta de etiqueta com indicação de peso na embalagem; e a ausência de cartaz com a indicação do preço do pão francês por quilograma.

O alto índice de autuações levou o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, a convidar representantes do setor para discutir métodos para reduzir esses erros. Fabiano propôs a distribuição de uma cartilha orientativa e palestras para esclarecer dúvidas. “Nosso objetivo maior é proteger o consumidor, que é sempre o lado mais fraco nas relações de consumo. Entretanto, notamos que boa parte dos erros no setor era por desconhecimento da legislação. Isso nos levou a tomar iniciativas para orientar esses profissionais, e auxiliar para que todos saiam ganhando”, comenta o superintendente.

Além das ações de orientação, o Ipem-SP tem intensificado a fiscalização nas padarias. Em junho, os fiscais verificaram 102 estabelecimentos, os quais 44 (43,14%) estavam irregulares. No mês de julho, 113 panificadoras foram vistoriadas e 33 (29,20%) autuadas. Já em agosto, das 137 padarias visitadas 59 (43,07%) apresentaram erros. Em setembro, 23 (21,30%), das 108 padarias fiscalizadas, foram autuadas por irregularidades.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Do Ipem