Ipem certifica sistema armazenagem de grãos da Ceagesp

Unidade do Jaguaré tem capacidade para armazenar 20 mil toneladas de grãos

sex, 15/10/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, entrega nesta sexta-feira, 15, o certificado do sistema de armazenagem de grãos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). O presidente da central atacadista, Mário Maurici de Lima Morais, assina o termo de compromisso de utilização da marca de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (Inmetro).

Desde maio de 2009, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tornou obrigatória a certificação do sistema de armazenagem de grãos. O objetivo é reduzir o índice de perdas, que pode chegar a 10% de grãos como trigo, soja, milho e arroz, que se perdem na logística e no armazenamento inadequado. Isso representa cerca de 14 milhões de toneladas a menos, na safra estimada para 2010.

O superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, explica que o Ipem-SP é o único órgão público capacitado para a realizar esse tipo de certificação – o instituto foi acreditado pelo Inmetro em fevereiro deste ano. “Contamos com uma equipe de profissionais capacitados para monitorar o processo de padronização de regras na armazenagem de grãos e, com isso, conseguir evitar o desperdício”, afirma.

A unidade armazenadora do Jaguaré, na zona Oeste da Capital paulista tem capacidade para armazenar 20 mil toneladas de grãos, sendo o principal deles o trigo. É a primeira das 18 unidades da Ceagesp no Estado a ser auditada pelo Ipem-SP. Nos próximos quatro anos, o órgão deve completar o trabalho em toda a rede – as unidades em Tatuí e Araraquara que devem ser certificadas até o final deste ano. A certificação é válida por cinco anos.

Segundo dados da Companhia  Nacional de Abastecimento (Conab), no Brasil funcionam cerca de 17.500 unidades armazenadoras de grãos e a expectativa do Mapa é que 25% delas passem anualmente pela auditoria. Só no Estado de São Paulo são 1.400 unidades, com capacidade total de 12.640 milhões de toneladas de grãos.

Auditoria

Durante a auditoria, feita pelo Departamento de Avaliação e Certificação do Ipem-SP (DACE), toda a operação de armazenagem é checada desde a chegada, passando pelo recebimento, análises de impurezas ou umidade no produto, limpeza, secagem, tratamento com agrotóxicos, até a entrada nos silos – onde devem ser monitorados fatores como umidade e temperatura adequados. São inspecionados também documentos fiscais e controle de estoque, assim como o treinamento e capacitação dos colaboradores envolvidos.

Do Ipem