Ipem avaliará produtos adquiridos pela prefeitura de Araraquara

Acordo prevê avaliação da qualidade dos produtos adquiridos nas licitações

seg, 24/08/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, vai avaliar a qualidade dos produtos adquiridos nas licitações pela prefeitura de Araraquara. O protocolo de intenções que regulariza essa ação foi assinado nesta segunda-feira, 24, pelo superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, e pelo prefeito Marcelo Barbieri. 

Atento aos resultados do trabalho realizado pelo Organismo Certificador de Produtos do Ipem (Ocipem), o prefeito decidiu acompanhar de perto a qualidade dos produtos comprados por licitação, que devem atender aos requisitos exigidos pelo edital. “Vamos garantir o menor preço aliado à melhor qualidade”, diz Barbieri. 

De acordo com o prefeito, a prefeitura tem enfrentado problemas graves com a qualidade dos produtos adquiridos.  “Um exemplo são as fraldas geriátricas: a empresa ganha a licitação por apresentar o preço menor, mas apresenta um produto inadequado, que causa vazamento. Então, você não comprou o que queria. Nosso objetivo, agora com o trabalho do Ipem é garantir o melhor”, afirma o prefeito. 

No caso dos órgãos públicos, o Ocipem tem atuado desde a elaboração do edital, passando pela definição de planos de amostragem, coleta de amostras,  até a realização de ensaios para verificar o cumprimento das especificações  previstas em edital, normas de segurança e adequação do produto à sua utilização. 

“Essa é a melhor forma de administrar e gastar o dinheiro público, sem desperdícios. O produto adquirido por licitação tem de estar de acordo com as exigências do órgão. Caso contrário, vai voltar para o fornecedor até estar adequado ao que foi pedido. É um relacionamento transparente e firme com essas empresas”, explica o superintendente do Ipem. 

Segundo Marques de Paula, a ideia de Barbieri é avaliar os produtos adquiridos por todas as secretarias.  “O objetivo é reduzir custos e alcançar a qualidade desejada”, diz. 

Do Ipem