Ipem autua seis oficinas durante Operação GNV

Estabelecimentos não tinham registro do Inmetro para exercer a atividade

ter, 27/10/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, autuou seis das 28 oficinas fiscalizadas na semana passada, 22, durante a “Operação GNV”, realizada em São Paulo, Campinas e São José dos Campos. As oficinas não tinham o registro do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para a atividade. 

A equipe de fiscalização também examinou 2.076 componentes do kit usado para a conversão do motor e apenas um foi apreendido por não ser certificado pelo Inmetro. 

Em São Paulo foram visitadas 12 empresas nos bairros Vila Prudente, Jardim Independente e São Mateus, na zona Leste e Vila Mariana, Sacomã e Aeroporto, zona Sul. Três foram autuadas por não ter o registro do (Inmetro) para a atividade. Os fiscais também examinaram 1.101 componentes do kit utilizado para a conversão e todos foram aprovados, ou seja, tinham o certificado do Inmetro. 

Em Campinas, foram visitadas 10 empresas com 100% de aprovação. Nos locais foram examinados 506 componentes e um foi aprendido por não ter o certificado do Inmetro. 

Em São José dos Campos, os fiscais visitaram seis empresas e duas foram autuadas por não ter o registro do Inmetro. Os 469 componentes do kit de conversão examinados foram aprovados. 

As empresas autuadas têm prazo de dez dias para apresentação de defesa ao departamento Jurídico do Ipem-SP, que definirá a aplicação da penalidade que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, valor dobrado no caso de reincidência.

Do Ipem