Ipem autua seis lojas durante Operação Dia das Crianças

Lojas comercializavam brinquedos sem o selo do Inmetro

ter, 28/09/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, autuaram na segunda-feira, 27, seis (17,14%) das 35 lojas visitadas durante a “Operação Dia das Crianças”, por comercializarem brinquedos sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A operação especial fiscalizou brinquedos, bicicletas infantis e dispositivos de retenção automotivos para crianças (cadeirinha, bebê-conforto e assento de elevação) na região da Rua 25 de março, Centro de Osasco (Grande São Paulo ), bairro de Vila Formosa (Zona Leste da Capital) e Shopping Ibirapuera.

Foram examinados 51.227 produtos, dos quais 227 estavam irregulares por não ostentarem o selo do Inmetro.

“Nossa meta é que esse índice de irregularidades chegue a zero, porque brinquedos que não são certificados pelo Inmetro têm que estar fora das gôndolas. O consumidor precisa estar ciente de que  representam riscos para a segurança e saúde das crianças”, explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Departamento de Análise e Gestão de Processos do Ipem, que definirá multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Confira os endereços de comerciantes autuados durante a fiscalização por venda de brinquedos sem o selo do Inmetro:

Benxing L. Com. de Presentes
Rua Barão de Duprat, 310 (Região da 25 de março)

Distribuidora São Marcos
Rua Barão de Duprat, 303 (Região da 25 de março)

Ásia Comercial de Utilidades Domésticas Ltda.
Rua Antonio Agu, 436, Centro de Osasco

W F Brinquedos Ltda.
Shopping Ibirapuera

Mitiam Com. de Presentes
Shopping Ibirapuera

Línea Presentes Ltda.
Shopping Ibirapuera

Do Ipem