Ipem autua quatro empresas por venderem panela de pressão sem selo do Inmetro

Operação Casa Segura fiscalizou mangueiras e reguladores de pressão para botijões de gás, embalagens de álcool e panelas de pressão

seg, 19/04/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

Os técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, realizaram a Operação Casa Segura e visitaram 74 estabelecimentos comerciais na Grande São Paulo na sexta-feira, 16. As equipes fiscalizaram 2.209 mangueiras e 1.569 reguladores de pressão para botijões de gás, 1.913 embalagens de álcool e 1.767 panelas de pressão de uso doméstico.

Esses produtos só podem ser comercializados se forem certificados pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por isso quatro empresas foram autuadas, depois que fiscais apreenderam 37 panelas de pressão sem o selo do órgão. “Um produto só recebe a certificação depois de passar por uma série de testes que garantem que não colocará em risco a segurança e a saúde do consumidor. Portanto, neste caso, a dica é simples: se o produto não tiver o selo do Inmetro, não compre”, orienta o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

As empresas autuadas foram Duga Com. De Peças Utilidades e Presentes, Marela Utilidades Domésticas e Acessóiros, Loja da Isaura e Acessórios e Loja Ricardão Especial. Elas têm dez dias para apresentação de defesa ao departamento Jurídico do Ipem-SP, que definirá a multa a ser aplicada, variando de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando no caso de reincidência.

Do Ipem