Ipem autua dez veículos-tanque que transportam produtos perigosos

Veículos não apresentaram certificado de verificação de cronotacógrafo

sex, 24/09/2010 - 17h07 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, autuou dez, dos 25 veículos-tanque que transportam produtos perigosos fiscalizados, por falta do certificado de verificação metrológica do cronotacógrafo. Com o apoio da Polícia Militar Rodoviária, a operação “De Olho Na Rodovia II” foi realizada nesta sexta-feira, 24, na Rodovia Euclides da Cunha, SP 320, 586,7 km, em Jales, região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.  

O cronotacógrafo é considerado a “caixa preta” dos veículos – registra dados do percurso, tais como velocidade, distância percorrida, pontos de parada, dentre outros. Os fiscais vistoriaram ainda um ônibus escolar e um coletivo de passageiros e ambos estavam com o documento em ordem.

O certificado, que é obrigatório, é emitido pelo Ipem no Estado de São Paulo, após ensaios metrológicos com o cronotacógrafo. A data limite para que veículos-tanque obtivessem o certificado expirou em agosto de 2009. Para os ônibus, o prazo varia de acordo com os finais das placas: 2 (fevereiro); 3 (março); 4 (abril) e 5 (maio), 6 (junho), 7 (julho) e 8 (agosto).

“A exigência do documento é uma das formas para combatermos os riscos nas estradas. O instrumento oferece um histórico do trajeto feito pelo motorista que pode, inclusive, ajudar a elucidar as causas dos acidentes”, explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Proprietários dos caminhões ou empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Departamento de Análise e Gestão de Processos do Ipem-SP, que definirá multa que varia de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Cronotacógrafo

O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias. Com os dados emitidos pelo equipamento é possível confirmar, dentre outros dados, distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção.

O modelo do aparelho deve ser aprovado pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por isso, o primeiro passo é passar por uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo órgão para lacrar o instrumento. Em seguida, o veículo precisa passar por ensaios em um posto autorizado pelo Inmetro para saber se atende aos requisitos previstos no regulamento. O posto emite um relatório que é encaminhado ao Ipem-SP junto com os discos do cronotacógrafo para realização de ensaios metrológicos. No caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

Do Ipem