Ipem autua dez caminhões na Rodovia dos Imigrantes

Veículos não apresentaram documento de verificação do equipamento que registra dados como velocidade e distância percorrida, entre outros itens

qua, 23/06/2010 - 15h46 | Do Portal do Governo

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, autuaram dez caminhões que circulavam na Rodovia dos Imigrantes, km 28, por não apresentarem o documento de verificação do cronotacógrafo. A blitz foi realizada na segunda-feira, 21.

Os veículos que foram autuados transportam produtos perigosos, como combustíveis, e deveriam ter obtido até agosto de 2009, o Certificado de Verificação Metrológica do cronotacógrafo (a caixa preta dos veículos que registra velocidade, distância percorrida e pontos de parada, entre outros itens). Ônibus escolares tiveram prazo até fevereiro de 2010 para obter o documento e para coletivos de passageiros a data-limite seguiu de acordo com os finais das placas: 2 (fevereiro); 3 (março); 4 (abril) e 5 (maio).

Essa foi a primeira vez no País que fiscais foram às rodovias para verificar as condições do cronotacógrafo dos veículos e exigir o documento que prove que o instrumento foi verificado pelo Ipem-SP antes de trafegar. A ação reduz a possibilidade de adulteração de dados do aparelho quando for analisado por autoridades. “Esses veículos já tiveram o prazo legal necessário para buscar a verificação do cronotacógrafo no Ipem-SP. Agora, vamos continuar fiscalizando e autuando os proprietários de veículos irregulares. É uma questão de segurança nas estradas”, garante o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Os fiscais também examinaram as condições de outros 34 caminhões que transportam produtos perigosos a granel e autuaram dez por apresentarem problemas como pneus em mau estado, vazamento e corrosão nas longarinas e travessas do chassi, dentre outras irregularidades.

Cronotacógrafo

O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias. Com os dados emitidos pelo equipamento é possível confirmar, entre outros dados, distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção.

O modelo do aparelho deve ser aprovado pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por isso, o primeiro passo é passar por uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo órgão para lacrar o instrumento. Em seguida, o veículo precisa passar por ensaios em um posto autorizado pelo Inmetro para saber se atende aos requisitos previstos no regulamento. O posto emite um relatório que é encaminhado ao Ipem-SP junto com os discos do cronotacógrafo para realização de ensaios metrológicos. No caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

Do Ipem