Ipem autua 85% das padarias fiscalizadas em Franca

Principais irregularidades foram falta do produto em relação ao indicado na embalagem, ausência da informação de peso e falta de cartaz com preço do pão francês por quilo

qua, 26/05/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

Os fiscais do Instituto  de  Pesos  e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada  à Secretaria da Justiça, visitaram na terça-feira, 25, sete padarias e autuaram seis por erros. Foram examinados 40 itens e oito  apresentaram erros. As  principais  irregularidades  foram  a  falta  do  produto em relação ao indicado  na  embalagem, ausência da informação do peso ou falta do cartaz com informação do preço do pão francês por quilo.

A mesma operação foi realizada pelo Ipem-SP, nos dias 17 e 18 de abril, nas cidades  de  Araçatuba,  Araraquara,  Bauru,  Campinas, Marília, Presidente Prudente,  Ribeirão  Preto,  Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, além da capital paulista.

Das 202   padarias   visitadas,   121  (60%)  foram  autuadas  por  erros quantitativos  nos  produtos.  As  equipes examinaram 1.881 pães salgados e doces,  dos  quais  184  (9,80%)  apresentaram erros no peso, em relação ao indicado na embalagem.

“Além  de  continuar  intensificando a fiscalização em todo o Estado, vamos nos  reunir  com  os  representantes  do  setor  para uma ação conjunta, de parceria,  para  acabar  com  os  erros  que geram prejuízo ao consumidor”, afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Empresas  autuadas  devem  retirar  do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste  prazo,  o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Clique aqui e veja a lista das padarias autuadas. 

Do Ipem