Ipem autua 63% dos supermercados fiscalizados no Estado

Venda de produtos com peso incorreto estava entre as principais irregularidades

qua, 19/08/2015 - 17h55 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) fiscalizou nesta quarta-feira (19) os supermercados para verificar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos, ou seja, pesados sem a presença do consumidor, estavam corretos. A lista completa de irregularidades encontradas pode ser conferida aqui.

A operação “Pente Fino” avaliou 403 produtos entre aves, carnes, pescados, frios, pães, frutas e doces embalados, dos quais 84 apresentaram irregularidades metrológicas na embalagem. Dos 61 estabelecimentos fiscalizados, 38 foram autuados.

A fiscalização ocorreu na Capital e nas cidades de Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, que avaliou produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte.

Os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos, as multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

A operação integra um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do IPEM-SP, com a finalidade de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas suas compras.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado