Ipem autua 46% das lojas visitadas durante Operação Dia das Mães

Foram verificados 155.134 produtos têxteis, dos quais 3.760 apresentaram irregularidades

dom, 09/05/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Os fiscais  do  Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia   vinculada   à  Secretaria  da  Justiça,  autuaram  70  dos  152 estabelecimentos   comerciais   da   Grande   São  Paulo,  visitados  durante a Operação Dia das Mães. Nesse período em aumentam ofertas e procura de presentes femininos, a operação especial foi realizada para  fiscalizar  produtos  têxteis,  uma  das  opções mais procuradas pelo consumidor nessa época.

As oito  equipes  estiveram  nos  bairros do Brás; Higienópolis; Jaçanã; Itaim Bibi;  Itaquera;  Mandaqui; Saúde; e Pinheiros (Shopping Iguatemi), além do município  de  Santo  André,  região  do ABC e registraram erros nas peças femininas  como  falta  de  informações  do fabricante ou distribuidor e de símbolos  que  explicam  os  cuidados  para  conservação. Foram verificados
155.134 produtos, dos quais 3.760 apresentaram irregularidades.

Durante  a   “Operação  Dia  das  Mães”,  os  fiscais  examinaram  se foram cumpridas as determinações do Inmetro, que exige etiqueta contendo dados do fabricante  ou do importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, além de  símbolos  sobre  cuidados  com a conservação e indicação de tamanho, em português.

Na falta de qualquer informação ou na existência de avisos conflitantes que prejudiquem o consumidor, os fiscais determinam que o produto seja retirado do  ponto  de venda para ser corrigido e o responsável pelo estabelecimento comercial recebe uma notificação. Em casos de composição têxtil duvidosa, a peça é encaminhada para análise em laboratório.
 
Clique aqui e confira os itens reprovados.
 
“O  índice  de  empresas  autuadas  foi  alto,  por  isso  vamos  continuar intensificando  a  fiscalização  rotineira desses produtos. Por outro lado, lançaremos uma cartilha de orientação às empresas do setor têxtil para que  as  peças de vestuário, roupa de cama, mesa e banho cheguem ao mercado com  a  etiqueta obrigatória e as informações, como exige a lei”, explica o
superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.
 
As   empresas   autuadas  têm  dez  dias  para  apresentação  de  defesa  à Procuradoria  Jurídica do Ipem-SP, que definirá a multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil.
 
Do Ipem