Ipem autua 26% das empresas na Operação Eficiência Energética

Objetivo foi verificar se os produtos contêm o selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem

sex, 13/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, autuou 20 (26%) das 76 empresas visitadas durante a Operação Eficiência Energética, que fiscalizou fornos e fogões, refrigeradores, máquinas de lavar, condicionadores de ar e lâmpada fluorescente compacta com reator integrado.

O objetivo foi verificar se os produtos disponíveis no comércio contêm o selo de eficiência energética, atendendo ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), implementado pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo o programa, os produtos devem conter etiquetas visíveis ao consumidor com informações sobre o consumo de energia. 

“Nossa meta é acabar com os erros e vamos continuar os esforços com a fiscalização rotineira e operações especiais para intensificar o trabalho”, afirma o superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula. 

As equipes de fiscalização examinaram 19.347 produtos, dos quais 51 (0,26%) estavam sem o selo de eficiência energética: 24 máquinas de lavar; 13 refrigeradores; 12 fornos e fogões a gás; e dois condicionadores de ar. 

A operação foi realizada nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santo André, Bauru, Campinas, São José dos Campos e Santa Fé do Sul, em lojas especializadas que comercializam produtos da linha branca, além de hipermercados. 

Do Ipem