Ipem autua 18 postos e interdita onze bombas de combustível no Estado

Ação em 12 municípios paulistas verificou o funcionamento de quase mil instrumentos

sex, 17/08/2007 - 12h12 | Do Portal do Governo

A mais recente inspeção da Operação Bomba de Combustível, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) no início deste mês, fiscalizou 979 equipamentos em postos de várias cidades do Estado. Houve 18 autuações e 11 interdições. As irregularidades encontradas foram bloco medidor deslacrado, vazamento do bico de descarga do combustível, falta de lacre no eliminador de ar e gás, eixo de transmissão deslacrado, densímetro deslacrado e erros no volume de combustível fornecido, em prejuízo dos consumidores.

As autuações relacionadas com erros de volume foram notificadas pelas equipes dos escritórios regionais de Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos. No primeiro caso, os fiscais encontraram no Auto Posto Comar, em Dracena, erro de 160 mililitros, contra o consumidor, em cada 20 litros fornecidos. Outra autuação ocorreu contra o Auto Posto Elefantinho, em Presidente Venceslau, com erro de 150 mililitros a menos para o cliente, além de vazamento no bico de uma das bombas.

O Escritório Regional de Ribeirão Preto encontrou erros em dois postos de São Joaquim da Barra: Auto Posto Vermelhinho (120 mililitros a menos contra o consumidor) e Posto Alto Padrão (140 mililitros e 200 mililitros contra o consumidor em cada 20 litros fornecidos). Mais dois postos da cidade apresentaram irregularidades, como o eixo de transmissão e o densímetro deslacrados.

A Regional de São Carlos flagrou o Auto Posto Amigão de Piracicaba comercializando a menos 140 mililitros e 200 mililitros nas vazões mínima e máxima. O Escritório Regional de São José dos Campos encontrou irregularidades no Posto Pimentel Neto, no município de Aparecida. Em uma bomba fornecia menos 120 mililitros tanto na vazão máxima quanto na mínima. Em outro instrumento, vendia menos 140 mililitros na vazão máxima e menos 300 mililitros na vazão mínima.

Prazo de defesa

As demais irregularidades encontradas pelas equipes dos escritórios regionais de São José do Rio Preto, Araçatuba, Sorocaba e capital estão relacionadas a vazamentos nos bicos, bloco medidor deslacrado, falta de lacre no eliminador de ar e gás.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa. Depois, esses autos e as eventuais defesas serão encaminhados ao Departamento Jurídico do Ipem para a definição das penalidades que serão impostas contra os estabelecimentos flagrados em irregularidades.

O Ipem é uma autarquia vinculada à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) no Estado de São Paulo. A ação teve a participação de 108 funcionários, divididos em 54 equipes, de todos os escritórios regionais do instituto.

Do Ipem-SP

(I.P.)