Ipem autua 106 estabelecimentos em Operação Inverno

Instituto é vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

ter, 25/07/2000 - 19h23 | Do Portal do Governo

Instituto é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

A constatação de diversas irregularidades no comércio levou o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) a autuar 106 estabelecimentos nas cidades de Campos do Jordão, São José dos Campos, Socorro, Águas de Lindóia, Serra Negra e Atibaia, no mês de julho, durante as blitze que integram a Operação Inverno.
Os maiores erros foram encontrados nos artigos têxteis, com 65 autuações
pela comercialização de produtos com ausência da indicação da composição ou com denominação não-prevista em lei. Outro setor a apresentar alto índice de reprovação foi o de produtos pré-medidos (alimentícios, de higiene, limpeza e bebidas de consumo imediato).
Entre os produtos reprovados estavam o leite pasteurizado Fazenda Nogueira Montanhes, de 1 litro, com 36,70 ml a menos na média; o pão francês, de 50g, com diferença de até 10,62g a menos; o chocolate quente Araucaria, de 200ml, com 25ml a menos, na média; e os copos descartáveis, que tiveram 523 unidades apreendidas por estarem sem linha de referência.
As bombas de combustível também apresentaram irregularidades. Os fiscais
encontraram erros de até 160 ml, no abastecimento de 20 litros dos
instrumentos. Em todos os casos, os responsáveis serão multados em até R$
2,4 mil, dobráveis na reincidência.
Durante a operação, foram verificados o peso do pão francês e dos produtos de alimentação comercializados já embalados; a quantidade de refrigerante servida em copos descartáveis; as refeições vendidas por peso; a qualidade dos artigos têxteis, preservativos, materiais elétricos e brinquedos; o abastecimento das bombas de combustível; e as balanças comerciais, entre outros produtos. Ao todo, foram fiscalizados 600 estabelecimentos comerciais.