Ipem atua três empresas de ônibus por falta de certificado de verificação do cronotacógrafo

Foram fiscalizadas quatro empresas de ônibus, duas em São José do Rio Preto e outras duas em Votuporanga

qui, 21/10/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

A “Operação Estrada Segura”, realizada nesta quarta-feira, 20, por fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, autuou 31 (67,39%), dos 46 ônibus de passageiros inspecionados em empresas de São José do Rio Preto e Votuporanga, por falta do Certificado de Verificação Metrológica do cronotacógrafo.

O cronotacógrafo é um instrumento de medição considerado como a “caixa preta” do veículo, por registrar dados do percurso, tais como velocidade, distância percorrida, pontos de parada, dentre outros. O Certificado de Verificação Metrológica é obrigatório e no Estado de São Paulo é emitido pelo Ipem-SP, após ensaios metrológicos com o instrumento.

A “Operação Estrada Segura” fiscalizou quatro empresas de ônibus, duas em São José do Rio Preto e duas em Votuporanga, e autuou três delas por falta de verificação do cronotacógrafo nos veículos.

Expresso Itamaraty S/A – São José do Rio Preto – 29 ônibus fiscalizados e 20 autuados
Empresa Votuporanguense de Transportes Coletivos- Votuporanga – 6 ônibus fiscalizados e autuados
Brasil Empresa de Serviços de Transportes Terrestres – Votuporanga – 6 ônibus fiscalizados e 5 autuados

O superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, explica a importância da ação. “O certificado é a garantia de que os dados registrados pelo cronotacógrafo são confiáveis. Esse histórico do trajeto armazenado no instrumento pode até mesmo ajudar a solucionar causas de acidentes”.

Cronotacógrafo 

O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias. Com os dados emitidos pelo equipamento é possível confirmar, dentre outros dados, distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção.

O modelo do aparelho deve ser aprovado pelo Inmetro, por isso o primeiro passo é passar por uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo órgão para lacrar o instrumento. Em seguida, o veículo precisa passar por ensaios em um posto autorizado pelo Inmetro para saber se atende aos requisitos previstos no regulamento. O posto emite um relatório que é encaminhado ao Ipem-SP junto com os discos do cronotacógrafo para realização de ensaios metrológicos. No caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

Do Ipem