Ipem assina acordos de cooperação com o Inmetro

Será criado o Programa Nacional de Normalização e Metrologia Forense

ter, 01/09/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), Fabiano Marques de Paula, vai representar a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, na solenidade de assinatura dos acordos de cooperação entre o Ministério da Justiça (MJ) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O evento será realizado nesta terça-feira, 1, na sede do MJ, à Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).  Serão assinados três acordos com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro): com a Polícia Federal (PF), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o MDIC.

Segundo o Ministério da Justiça, entre as ações previstas nos acordos a serem assinados está a criação do Programa Nacional de Normalização e Metrologia Forense, iniciativa inédita no País. A medida proporcionará mais exatidão e confiabilidade nos laudos de perícias criminais, além da acreditação feita pelo Inmetro das unidades periciais, incluindo seus laboratórios nos estados e Distrito Federal. Isso poderá colocar a perícia  brasileira em igualdade com as mais modernas e sofisticadas do mundo.

“Parcerias como essas são de extrema relevância por promover resultados amplos e significativos, porque todos os órgãos envolvidos têm como objetivo único: o combate à violência”, conclui Marques de Paula.

Além dos ministros Tarso Genro e Miguel Jorge, estarão presentes o presidente do Inmetro, João Jornada; o diretor geral da PF, Luiz Fernando Corrêa; o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri; a secretária do Direito Econômico, Mariana Tavares; além de governadores, secretários de Segurança Pública e dirigentes de perícia forense dos Estados e do Distrito Federal.

Do Ipem