Ipem aprova 100% dos preservativos masculinos durante a Operação Carnaval

Produtos só podem ser comercializados se apresentarem o selo do Inmetro

seg, 08/02/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, visitaram 122 estabelecimentos comerciais e verificaram 91.142 preservativos masculinos durante a Operação Carnaval. Todos foram aprovados. Os produtos só podem ser comercializados se apresentarem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A Operação Carnaval foi realizada na sexta-feira, 5, na capital paulista, Grande São Paulo e nas cidades de Campinas, São José dos Campos e São José do Rio Preto. As equipes visitaram farmácias, drogarias, perfumarias e supermercados.

No caso de irregularidades, o produto deve ser retirado do ponto de venda e a empresa é notificada. Nesse caso, terá prazo de dez dias para apresentação de defesa ao departamento Jurídico do Ipem-SP, que definirá a multa a ser aplicada – que pode variar de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando no caso de reincidência.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou por e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Do Ipem