Ipem aprova 100% dos coletes de segurança para motoboys

Fiscais visitaram lojas especializadas da capital paulista e Grande São Paulo

qua, 09/09/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, aprovou 100% dos coletes de segurança para motoboys durante a Operação Boa Viagem, realizada na semana passada, 3. Os fiscais visitaram lojas especializadas da capital paulista e da Grande São Paulo. 

A fiscalização foi feita em sete estabelecimentos comerciais, nos quais foram inspecionados 49 coletes para motociclistas profissionais. A tarefa dos agentes fiscais foi verificar se o produto, de uso obrigatório para motociclistas que transportam cargas, tanto de dia quanto à noite, está de acordo com os critérios definidos no programa de avaliação de conformidade do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, considera positivo o resultado da primeira operação especial para reforçar a fiscalização do colete de segurança de alta visibilidade. “As lojas que visitamos vendem o produto regular, dentro das normas estipuladas pelo Inmetro. Isso é fundamental para a segurança do motociclista, além de significar que o risco de comprar um colete sem qualidade e sem garantias é muito pequeno”.

Embalagens individuais e a granel dos coletes de segurança de alta visibilidade devem trazer gravadas, no mínimo, as seguintes informações: razão social do fornecedor, de seu município e estado da federação; nome fantasia do fornecedor (quando houver); número de série ou lote de fabricação; modelo;  material; selo de segurança (obrigatório); ano de fabricação; número do registro no Inmetro; e telefone de contato do fornecedor ou importador para recebimento de reclamações.

Do Ipem