Ipem aponta erros em 12,31% dos materiais de construção avaliados

Operação Reconstrução avaliou produtos como azulejos, blocos cerâmicos e cimento, entre outros

ter, 23/02/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, encontraram erros nas dimensões de oito dos 65 lotes avaliados na Operação Reconstrução. Nessa ação foram verificados produtos utilizados na construção civil, azulejo, bloco cerâmico, cimento, cal, areia e brita.

A operação foi realizada na segunda-feira, 22, nos laboratórios em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão  Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Capital paulista.

Para o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, o índice de erros ainda  é considerado alto. “Esse reforço na fiscalização no setor  de material de construção vai continuar, porque nosso objetivo é reduzir esse índice de erros ou até eliminar”.

As empresas  autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos  irregulares  e  têm  dez  dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir  deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Do Ipem