Ipem amplia instalações para calibração de bafômetros

Centro Tecnológico do Instituto é responsável por 10 mil bafômetros

qui, 07/05/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, inaugura hoje, 7, às 11h, a nova infraestrutura do laboratório do Centro Tecnológico (Cetec), responsável por calibrar dez mil etilômetros (bafômetros) que serão distribuídos à Polícia Federal e polícias estaduais. O teste do Ipem-SP atinge 98% de eficácia no quesito precisão.

Até o final de abril foram entregues ao governo federal 1.500 bafômetros. Depois da implantação da “Lei Seca”, o Cetec tem convivido com crescente demanda. Para adequação ao ritmo, foi preciso ampliar o laboratório climatizado, com equipamentos e material certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).  O número de técnicos qualificados para a realização dos ensaios e emissão de certificados de calibração também aumentou.

“Atualmente, a equipe de técnicos chegam ao máximo de 25 instrumentos calibrados por dia. Com as novas instalações nossa meta é chegar à realização de 50 ensaios diários e, futuramente alcançarmos à marca de 100 ensaios”, diz o responsável pelo Centro Tecnológico Flavio Floret.

No site www.ipem.sp.gov.br, o interessado encontra informações sobre a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários e ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP