Ipem adota novo modelo de verificação de táxis

Sistema informatizado e descentralizado vai atender aos mais de 34 mil táxis cadastrados na capital para atualização da tarifa no taxímetro

seg, 19/03/2007 - 19h22 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, disponibilizou um sistema informatizado e descentralizado para atender aos mais de 34 mil táxis cadastrados na capital paulista para atualização da tarifa no taxímetro.

São mais de cem localidades onde os taxistas poderão retirar os boletos para o pagamento da taxa de serviços e agendar a verificação junto ao Ipem-SP. Com a ordem de serviço, os motoristas devem procurar uma oficina de manutenção credenciada para fazer a atualização tarifária no taxímetro.

Fazem parte da lista de endereços para retirada da ordem de serviço: 41 oficinas credenciadas pelo Ipem-SP; 25 cooperativas e empresas de rádio táxi; 50 empresas de frotas de táxis; duas empresas fabricantes de taxímetros; Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo; e as quatro principais publicações especializadas do setor.

Todos os pontos contam com acesso à Internet (banda larga). Para receber o programa contendo o formulário com a ordem de serviço e o boleto bancário, essas empresas e instituições devem fazer o cadastramento junto à área de informática do Ipem-SP que disponibiliza um “login e senha” para acesso aos documentos necessários para a mudança de tarifa.

O sistema elaborado pelo Instituto possibilita ao taxista escolher o local em que deseja fazer a verificação do seu taxímetro. Para tanto basta fornecer a placa do veículo e o número do CIC/CPF. O sistema informatizado se incumbe de agendar o dia e horário para “correr o táxi na pista”. A verificação começa no próximo dia 2 de abril.

Os postos de verificação do Ipem-SP estão localizados nos seguintes endereços:  Rua Joaquim Moreira Dias, 352, Vila Alpina, Zona Leste; Rua Secondino Domingues, 415 a 443, Vila Independência, Zona Leste; Rua Eduardi de Vita Godoy, 19, Parque Maria Domicilia; e Rua Antonio Carlos da Fonseca, 177, Jd. Da Saúde, Zona Sul. A taxa é de R$ 30,00 (trinta reais) e pode ser paga em qualquer estabelecimento da rede bancária.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)