Investimentos em viaturas e tecnologia melhoram segurança no Estado

Técnica de rastreamento por chip é a novidade na proteção de provas periciais

ter, 06/04/2010 - 13h29 | Do Portal do Governo

Os investimentos do Governo na área de segurança mostram como melhorar a proteção oferecida aos cidadãos do Estado. Entrega de novas viaturas e aliança da Segurança a tecnologias modernas são algumas das medidas tomadas pelo Governo para diminuir o índice de criminalidade em São Paulo.

No último dia 5 de abril, foram entregues 150 novas viaturas à Polícia Técnico-Científica e foi inaugurado um moderno sistema de controle de provas periciais por radiofrequência. A Secretaria da Segurança Pública investiu mais de R$ 7,7 milhões na aquisição das 150 novas viaturas. O planejamento inicial indicava a compra de 150 veículos, porém uma economia de quase R$ 1,3 milhão permitirá a compra de mais 30 viaturas, que serão entregues posteriormente. De 2007 até agora já foram entregues, às Polícias Militar e Civil, 6.866 viaturas. Leia mais aqui.

Sistema de controle de provas periciais por radiofrequência

A partir de agora, todas as provas periciais utilizadas pela polícia paulista passam a ser rastreadas por meio de etiquetas com chip detectável por portais instalados no local e por coletores móveis. A tecnologia traz mais agilidade ao trabalho pericial na emissão de laudos, uma vez que permite o controle de tempo quanto ao que está sendo investigado, além de possibilitar mais segurança e controle na guarda das provas. A qualquer momento, será possível saber em que local está, por onde passou e qual o responsável por qualquer prova. Com o aprimoramento no controle, haverá um gerenciamento mais eficaz e rápido no fluxo de provas a serem examinadas. Saiba mais aqui.

Postos de Vigilância

Ao comemorar 145 anos de história em 2010, a rua 25 de março, na região central de São Paulo, ganhou sete novos postos de vigilância da Polícia Militar, que garantirão ainda mais segurança aos frequentadores do maior centro comercial da América Latina.  Desde dezembro do ano passado, a PM, em parceria com a prefeitura, realiza operações para coibir crimes como furto e roubo, além de combater o comércio irregular de mercadorias falsificadas na região. Leia mais aqui.

Sistema de Videoconferências Criminais

O Sistema de Videoconferências Criminais reúne um conjunto de recursos e serviços integrados que permitem que a Justiça tome o depoimento de réus presos à distância em tempo real. Além disso, outro ganho é em relação à eliminação das tentativas de fugas que poderiam ocorrer durante o transporte dos presos. Entre os benefícios está, ainda, a liberação dos agentes policiais envolvidos nas escoltas para outras atividades de segurança pública. Leia mais aqui e aqui.

Queda nos índices de criminalidade

As estatísticas da criminalidade do quarto trimestre de 2009, calculadas pela sua Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) trazem números que confirmam a tendência de queda da criminalidade no Estado: a quantidade de homicídios dolosos por 100 mil habitantes, por exemplo, caiu 4,73% entre o quarto trimestre de 2008 e o mesmo período de 2009.

Os dados do quarto trimestre de 2009 mostram que o Estado teve importantes reduções no número de crimes, o que, para a CAP, já aponta para um novo ciclo de queda de criminalidade em todo o Estado – no terceiro trimestre de 2009 o quadro também foi de redução. O roubo de carros, por exemplo, caiu 2,67% na comparação do quarto trimestre de 2008 com 2009, passando de 16.467 para 16.028, e os latrocínios foram reduzidos de 71 para 42 casos, 26,7% menos. Saiba mais aqui.

Mais investigadores

Em janeiro, o Governo do Estado aumentou 166 vagas para o concurso público para investigador da Polícia Civil. Eram 887 vagas e, com as novas, São Paulo ganhará no total 1.053 investigadores que deverão assumir o posto, assim que todas as fases do concurso e formação na Academia de Polícia forem concretizadas. Quem ganha com isso é a população, que terá mais investigadores em serviço, tornando mais rápido e eficiente o trabalho de investigação da Polícia Civil. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo com informações das Secretarias de Segurança Pública e de Gestão Pública