Investimento em transportes metropolitanos chega a R$ 45 bilhões em SP

Valor envolve modernização e ampliação do Metrô, da CPTM e das linhas da EMTU

sáb, 25/05/2013 - 13h22 | Do Portal do Governo



Facilitar o deslocamento do cidadão. Este é o principal foco de atuação da Secretaria de Transportes Metropolitanos, do Governo de São Paulo. A pasta engloba as três principais empresas de transporte urbano do Estado: o Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

LEIA TAMBÉM
Passageiros com 65 anos ou mais têm direito à gratuidade no Metrô e na CPTM 

O Governo de São Paulo planeja investir R$ 45 bilhões no setor até 2015. Com isto, a capacidade do sistema terá aumento significativo. O Metrô passará de 74,3 para 101,3 km de linhas. A CPTM, de 260,7 para 301,4 km. Serão, ao todo, 402,7 km de trilhos interligando a Região Metropolitana de São Paulo e transportando milhões de passageiros todos os dias. Também está sendo ampliado o número de corredores da EMTU na Grande São Paulo e em municípios do interior.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Cartão BOM

O Governo de São Paulo implantou a operação do Cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano), usado no pagamento de tarifas de ônibus da EMTU, em estações do Metrô e da CPTM. A relação completa pode ser consultada aqui

O BOM opera nas linhas intermunicipais dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo no corredor São Mateus-Jabaquara e em sua extensão Diadema-Berrini. Também pode ser utilizado nas linhas municipais de Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul e Taboão da Serra. 

Para solicitar seu Cartão BOM, o passageiro pode comparecer pessoalmente a uma loja do CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) ou fazer o cadastro pela internet. Após o cadastro, o cartão pode ser retirado na loja do CMT. A primeira via é gratuita. Veja a relação das lojas do Cartão BOM.

Cartão BOM Sênior permite gratuidade a passageiros idosos.