Investimento em transportes facilita deslocamento em SP

Atualmente, oito linhas de transporte sobre trilhos estão em obras

qui, 10/10/2013 - 21h05 | Do Portal do Governo



Com o maior investimento no transporte sobre trilhos da história de São Paulo, o Governo do Estado vai melhorar a capacidade do sistema metroviário e facilitar o deslocamento das pessoas. Em São Paulo, dos 4,7 milhões de passageiros que utilizam o Metrô nos dias úteis, 55% possuem automóvel, mas preferem o transporte coletivo. Isto significa que 1,5 milhão de carros a menos circulam nas ruas da cidade, segundo dados do Metrô.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O Metrô de São Paulo também contribui de forma significativa para a economia do país. O PIB nacional decresceria 0,6% se não houvesse o Metrô de São Paulo. segundo estudo da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

Pela primeira vez na história, o Metrô de São Paulo tem obras simultâneas em quatro linhas: Linha 5-Lilás (que vai da Estação Largo Treze, em Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin), Linha 15-Prata (que vai ligar o Ipiranga à Cidade Tiradentes), a Linha 17-Ouro (que vai do Jabaquara ao Morumbi, passando pelo Aeroporto de Congonhas) e a Linha 4-Amarela (que, concluída, vai ligar Santa Cecília a Taboão da Serra).

Além disto, outras obras estão em projeto, como a Linha 6-Laranja, a Linha 18-Bronze (que vai até o Grande ABC), a Linha 20-Rosa e o prolongamento da Linha 2-Verde até a Dutra (veja o infográfico).

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), duas novas estações estão sendo construídas na Linha 13-Jade (entre Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Guarulhos), a Linha 9-Esmeralda está sendo estendida até Varginha, e a Linha 8-Diamante está sendo ampliada entre Itapevi e Amador Bueno.

O Governo também investe em transporte sobre trilhos na Baixada Santista com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que vai ligar Praia Grande e Santos, passando por São Vicente.

Graças aos investimentos feitos pelo Governo de São Paulo, o número de usuários do Metrô dobrou, e da CPTM triplicou nos últimos 20 anos. A soma passou de 3,2 milhões em 1994 para 7,3 milhões, o que representa mais de 80% dos 9 milhões de pessoas que utilizam o transporte sobre trilhos em todo o país. Em todo o país, 11 Estados possuem sistema de transporte sobre trilhos, e São Paulo transporta sozinho quatro vezes mais passageiros que os outros 10 Estados somados.

Os corredores da EMTU também aumentam a fluidez nas grandes cidades. Além do VLT na Baixada Santista, que terá 17 km, o Corredor Guarulhos, o Corredor Itapevi e o Corredor Noroeste somarão mais de 75 km para o transporte de passageiros.

Do Portal do Governo do Estado