Investe SP registra melhor janeiro em prospecção de investimentos

Grandes importadores estão vindo produzir no Brasil ao invés de importar

qui, 18/02/2016 - 11h27 | Do Portal do Governo

O fechamento do mês de janeiro foi o melhor da história para a agência Investe São Paulo. A prospecção mostra um investimento de R$ 28,9 bilhões, com potencial de geração de 22.700 empregos diretos. O montante é referente aos 16 projetos que foram captados em eventos, contatos, nacionais e internacionais, e até de algumas empresas que procuraram a agência situada no Bairro do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo.

A Investe SP assinou termos de confidencialidade e de prestação de serviços com empresas dos setores, aeroespacial, economia verde, automobilístico, logística, saúde, ciências da vida, entre outros, originárias de países como a Turquia, China, Alemanha, França e também muitas do Brasil. A média de empregos criados a cada projeto é de 160,9.

Para o presidente da Investe SP, Juan Quirós, o recorde se deve a mudança no tradicional modo de aproveitar a alta do dólar. A nova faceta da economia busca investir em produção onde o câmbio esteja favorável e não mais importar, como no tradicional modelo. “Esta tendência que constatamos hoje no Estado de São Paulo, pode representar o início de gráfico de recuperação da indústria brasileira a partir de São Paulo, que tem a melhor infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, universidades e estabilidade institucional”, disse.

O presidente também ficou impressionado com os números de janeiro, que já representam um recorde histórico até mesmo se for retirado da lista o investimento mais volumoso, que é na área de Tecnologia da Informação, com previsão de 20 mil empregos diretos em duas cidades do Interior paulista. “É, de fato, um movimento de substituição de importações que vai ajudar o Brasil num momento delicado como o atual”, concluiu Quirós.

Do Portal do Governo do Estado