Investe SP promove 7º encontro com municípios

Reunião com diretores da Investe São Paulo contou com a participação de representantes de Cajamar, Itapira, Limeira, Salto, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste e Poá

sáb, 22/05/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – realizou nesta quarta-feira, 19 , na sede da Secretaria de Desenvolvimento, o seu 7° encontro com representantes de prefeituras paulistas. O objetivo da Investe SP é apresentar os trabalhos de atração de investimentos, debater as potencialidades de cada cidade e promover a troca de experiências entre os municípios. O encontro contou com a participação de prefeitos e secretários de sete municípios do interior: Cajamar, Itapira, Limeira, Salto, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste e Poá.

O presidente da Investe São Paulo, Mário Mugnaini Jr., enfatizou a importância de manter o contato com os municípios. “O primeiro passo é sustentar um diálogo entre as cidades e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e da Investe SP, assim podemos conhecer os maiores gargalos de cada região e como podemos ajudar cada um, visando ao desenvolvimento econômico”, ressaltou.

Em seguida o diretor da Investe São Paulo, José Roberto Cunha, apresentou o trabalho da agência, destacando a promoção de investimentos no Estado, o que já foi feito e os objetivos para os próximos anos. “Nosso papel é apoiar potenciais investidores, disponibilizando informações estratégicas e acompanhando todo o processo de implantação das empresas”, afirmou Cunha ao destacar as potencialidades, os benefícios e os custos que as empresas estrangeiras têm ao se instalar no Estado de São Paulo.

Os representantes das prefeituras tiveram a oportunidade de conhecer também o trabalho da Nossa Caixa Desenvolvimento – Agência de Fomento Paulista. O superintendente da agência, Julio Themes Neto, apresentou as linhas de crédito com os menores juros do mercado para financiar obras municipais e projetos de pequenas e médias empresas. A Nossa Caixa Desenvolvimento tem o papel de coordenar e implantar políticas financeiras de fomento ao setor público e privado. No decorrer do encontro, os municípios apresentaram as vocações de suas regiões para atrair novos investimentos, com a finalidade de estimular o desenvolvimento local. Cada cidade salientou aspectos turísticos, geográficos e potencialidades da mão-de-obra e da indústria.

Encontros com municípios

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento por cooperação, a Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos. Até o momento, já foram realizadas sete reuniões, com 60 municípios. Durante o ano, a agência pretende organizar mais oito reuniões com a participação de mais de 80 cidades paulistas. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar a inscrição pelo telefone (11) 3218-5769. Saiba mais sobre a Agência de Promoção de Investimentos: www.investe.sp.gov.br.

Da Secretaria de Desenvolvimento