Investe SP gera mais de R$ 120 milhões em negócios na Colômbia e Peru

Iniciativa levou mais de 40 empresários paulistas para ações de promoção comercial e pesquisa de mercado

qua, 06/07/2016 - 18h11 | Do Portal do Governo

A primeira missão comercial realizada pelo Estado de São Paulo com pequenas e médias empresas paulistas teve grande receptividade dos mercados colombiano e peruano.

No mês de junho, em uma semana cheia de rodadas de negócios, os mais de 40 empresários do Estado participaram de quase 400 reuniões com perspectiva de gerar mais de R$ 120 milhões de negócios nos próximos meses.

A iniciativa é da Investe São Paulo e foi realizada por meio de convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, dentro do Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export. A programação envolveu, nas cidades de Bogotá e Lima, um dia de rodadas de negócios com potenciais compradores organizados pela Investe SP e um dia de visitas técnicas e de relacionamento com empresas já contatadas no dia anterior e entidades setoriais.

Foram selecionadas para a missão empresas de pequeno e médio porte cujo escopo de produto ou serviço fosse mais adequado às características dos mercados colombiano e peruano.

Além da intermediação do contato com compradores e possíveis parceiros nos dois países, a Investe SP ofereceu aos empresários paulistas um treinamento prévio e durante a missão sobre como calcular a margem de preço de produtos em prateleiras, preparar documentos, desenvolver site e catálogo em inglês e espanhol, analisar e adequar embalagens para atender o mercado consumidor local e avaliar disposição dos produtos em gôndolas, produtos concorrentes, fluxo de pessoas em uma loja de departamento, campanhas, promoções e rede logística.

Além disso, receberam instruções sobre como estudar o perfil dos compradores, preço, qualidade e disponibilidade dos produtos concorrentes e a percepção dos produtos brasileiros, especialmente os do Estado de São Paulo, nos centros comerciais desses países.

Do Portal do Governo do Estado