Investe SP e Ford anunciam modernização em fábrica de Taubaté

Agência assessorou empresa na apresentação do projeto à Secretaria de Estado da Fazenda para enquadramento no Pró-Veículo

qua, 25/04/2018 - 13h48 | Do Portal do Governo

O governador Márcio França participou nesta quarta-feira (25), em Taubaté, do anúncio de investimento no complexo industrial da Ford. O centro, do Vale do Paraíba, passou por uma modernização da linha de produção e qualificação de funcionários.

“É um prazer estar aqui em Taubaté, comemorando os 50 anos da Ford. O Estado é um núcleo importante do automobilismo nacional. Nós incentivamos essas iniciativas, com novos grandes investimentos e geração de empregos. São Paulo voltou a crescer e estou muito contente”, destaca Márcio França.

Entre as novidades estão a instalação de 30 robôs e o uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores, além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões. A Investe São Paulo assessorou a empresa na apresentação do projeto à Secretaria de Estado da Fazenda para enquadramento no Pró-Veículo.

O programa estadual permite a utilização de crédito acumulado de ICMS em investimento produtivo a ser realizado no Estado. A agência de promoção de investimentos tem atuado em proximidade das montadoras e produtoras de autopeças para manter o território paulista como referência nacional na produção de veículos.

Produção

Localizada a 130 km da capital paulista, a unidade da Ford completou 50 anos de operação com uma tradição na fabricação de motores, transmissões e componentes automotivos para o Brasil e América do Sul, além de outros mercados mundiais. Com o investimento, o complexo passará a produzir dois novos itens: um motor 1.5 e uma transmissão manual de cinco velocidades.

Com potência de 137/130 cv e torque de 158/153 Nm (com etanol/gasolina), o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros tem um desempenho que supera, inclusive, propulsores de quatro cilindros e maior cilindrada. É também mais econômico no consumo de combustível, com classificação A no Inmetro/Conpet.

A nova transmissão manual MX65 de cinco velocidades incorpora vários avanços construtivos que contribuem para aprimorar a eficiência e a dirigibilidade do veículo. A tecnologia aproveita ao máximo a potência do motor e utiliza um processo de manufatura mais enxuto, pesando 8 kg a menos que a transmissão IB5 (atualmente utilizada). Além do Brasil, é fabricada também na França e na Índia.

O Complexo Industrial da Ford em Taubaté tem capacidade instalada para a produção anual de 500 mil motores 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e Sigma e de 440 mil transmissões dos modelos iB5 e MX65. A estrutura também conta com uma fundição de alumínio, com capacidade de 220 mil cabeçotes por ano e emprega aproximadamente 2.300 pessoas, entre colaboradores da fabricante e fornecedores.

A Ford foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919. No país, possui hoje fábricas em Camaçari, São Bernardo do Campo, Tatuí e Taubaté.

Sobre a Investe SP

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Outra importante missão da Investe SP é incentivar as exportações de pequenas e médias empresas, também de forma gratuita. Ainda estão sob as atribuições da agência prospectar novos negócios para o Estado ao redor do mundo, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina.