Protetor solar é fundamental mesmo na estação mais fria do ano

Mormaço e luzes artificiais emitidas por lâmpadas e computadores podem causar manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele

sáb, 29/06/2019 - 19h39 | Do Portal do Governo

Se engana quem pensa que só porque está frio não é preciso passar protetor solar para prevenir doenças de pele. Mesmo que os dias estejam nublados ou que a pessoa permaneça em ambiente fechado durante a maior parte do dia, tanto o mormaço quanto as luzes artificiais emitidas por lâmpadas e computadores podem causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

A incidência de raios UVA e UVB no inverno e em dias nublados se mantém praticamente a mesma do que nos dias ensolarados de verão. Por isso, o uso do protetor solar deve ser uma rotina desde criança, já que a radiação solar pode causar danos à pele, como as incômodas queimaduras.

A advogada Tais Ferreira conta que toma muito cuidado com o filho João Pedro, de 4 anos. “Não deixo meu filho sair de casa sem passar protetor solar. Eu já deixo o produto ao lado da cama dele para não me esquecer. Já virou rotina em nossa família”, explica.

Para quem trabalha na rua, o filtro solar deve ser parte da rotina básica de higiene, como passar desodorante após o banho. Além do protetor, quem tiver opção deve evitar a exposição ao sol no período das 10h às 16h. “As queimaduras, além de aumentar o risco de câncer de pele, provocam rugas, flacidez, envelhecimento precoce e outras doenças”, explica o dermatologista Caio Lamonier de Abreu Camargo.