Internos e professores participam do 6º Concurso Ler é Preciso

As 60 melhores redações ganharão livros e computadores do Ecofuturo

ter, 24/07/2007 - 13h10 | Do Portal do Governo

Adolescentes e professores da Fundação Casa enviaram 113 redações ao 6º Concurso de Redação Ler é Preciso, realizado pelo Instituto Ecofuturo em âmbito nacional. As 60 melhores redações ganharão livros e computadores do Ecofuturo. O concurso teve início em março. Até agora, 69 unidades da Fundação Casa enviaram trabalhos. Os textos foram escritos com base no tema “O Melhor Lugar do Mundo”.

Para cada nível de ensino, houve um subtema específico: “Bom dia, mundo bom” (da 1ª à 4ª série), “Solto minhas palavras no mundo” (da 5ª à 8ª série), “O melhor lugar do mundo” (Ensino Médio) e “Instruções para chegar ao melhor lugar do mundo” (professores).

A Fundação Casa enviou 25 redações para o primeiro nível, 40 para o segundo; 37 para o Ensino Médio e 11 na categoria dos professores. O 6º Concurso de Redação Ler é Preciso está pautado no livro “A vida que a gente quer depende do que a gente faz”, publicação do Instituto Ecofuturo que aponta caminhos e ações para “construir o melhor lugar do mundo”.

Segundo a Ecofuturo, os textos enviados devem conter alguns caminhos para que as crianças vivam a infância com tranqüilidade. A idéia é estimular o crescimento saudável e formar cidadãos que possam repassar tais valores às próximas gerações. As redações devem ser enviadas até 30 de agosto de 2007. O resultado das melhores redações será publicado pelo Instituto Ecofuturo na primeira quinzena do mês de novembro.

Desta edição do Concurso de Redação Ler é Preciso, podem participar todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio e das Escolas de Jovens e Adultos (EJA), além dos professores.

A participação dos internos da Fundação Casa no 6º Concurso de Redação, segundo Neuza Maria Ewerton Flores, gerente da área escolar da Instituição, é estimular a leitura e a escrita entre os jovens. “E fazer com que eles se interessem mais pelos livros”, afirma.

Premiação – As 60 redações vencedoras serão selecionadas por um grupo de jurados bastante diversificado em idade, formação e atuação profissional. O júri vai avaliar a criatividade e a originalidade das redações. Os vencedores serão premiados com computadores e clássicos da literatura universal. As melhores redações serão publicadas em um livro coletivo. Outro grande momento da fase de premiação do concurso, segundo os organizadores, é a realização da assembléia participativa com os vencedores, que decidirão, por consenso, o município que ganhará uma biblioteca comunitário.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania