Internos de Itapetininga organizam festa para crianças carentes

Atividade integra Projeto Lins, vencedor do Prêmio Mário Covas na categoria inovação

sáb, 22/10/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O CASA Esperança, situado na cidade Itapetininga, promoverá o Projeto Lins – Trocando de Papéis, na próxima quinta-feira, 27. É o quarto ano que o centro socioeducativo realiza esse evento, no qual os jovens cuidam de crianças carentes durante um dia. O projeto, reconhecido pela sociedade, ganhou no ano passado o Prêmio Mário Covas na categoria inovação.

Das 15h às 18h, os internos receberão 20 crianças com idade entre um e 10 anos, todas da Associação Rainha da Paz – entidade que cuida de crianças cujos pais perderam as guardas.

Além de serem monitores das crianças durante a festa, os adolescentes confeccionaram todos os preparativos do evento, desde a parte de alimentação até a elaboração dos brinquedos que serão dados de presente – cavalinhos de pau para os meninos e caixinha de madeira com gavetinhas para as meninas. Eles também prepararam jogos de memória e de dominó gigantes para entreter a criançada.

Os funcionários do centro socioeducativo conseguiram algumas doações da comunidade para contribuir na festa das crianças, como cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula e máquina de algodão doce. Neste ano, as crianças terão até aula de panificação, nas quais aprenderão a fazer pão (atividade que será realizada pelos internos da oficina de iniciação profissional de panificação).

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Natália Araújo, nas duas últimas semanas as oficinas que os adolescentes participam se voltaram para o Projeto Lins. Em cada uma delas, os jovens trabalharam na confecção dos preparativos da festa. “O Projeto é uma atividade que trabalha diretamente no protagonismo infantil”, destaca.

Ao receber o Prêmio Mário Covas no ano passado, a diretora do centro socioeducativo, Rosana Viera, encarou a premiação como o reconhecimento do trabalho que é realizado no CASA Esperança. “Sempre acreditamos nas mudanças e o prêmio abriu caminho para vivenciarmos naquilo que cremos, na missão que ajudamos a constituir”, disse.

O projeto foi criado por iniciativa de Wilson Lins, agente de apoio socioeducativo (segurança) da Fundação CASA que, à época, era coordenador de equipe na unidade.

Da Fundação CASA