Interno ganha concurso da nova logomarca da Fundação Casa

Logomarca foi escolhida por comissão formada por integrantes da sociedade civil e da fundação

qui, 04/10/2007 - 17h42 | Do Portal do Governo

Um ex-interno de uma unidade do Tatuapé foi o grande vencedor do concurso para escolher a nova logomarca da Fundação Casa. O desenho, que utiliza as letras do nome da instituição para simbolizar uma casa, foi escolhido por uma comissão formada por integrantes da sociedade civil e da Fundação Casa.

O vencedor, que atualmente está cumprindo medida de semiliberdade, recebeu um notebook como prêmio.

Segundo o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, o novo modelo de unidades pequenas, com até 56 internos, é uma das prioridades do governo estadual. “O desenho não é só uma marca, mas retrata uma nova filosofia de trabalho que está sendo executada no Estado de São Paulo para assegurar o cumprimento de medidas socioeducativas”, defendeu.

Um dos pilares da nova política da Fundação Casa é a construção descentralizada de novas unidades, com pequena capacidade de internação, e dentro do modelo de gestão compartilhada com a sociedade civil organizada. O índice de reincidência no novo modelo é de 3,2% contra 20% da antiga Febem.

Cada uma das novas unidades tem 40 vagas para internação e 16 para internações provisórias. Esta descentralização permitirá que o complexo do Tatuapé seja extinto, marcando o início de uma política que pretende extinguir as grandes unidades.

As novas Casas são prédios de dois andares com salas de aulas, salas de recreação, biblioteca, dormitórios e quadra poliesportiva no último andar. As unidades vão possibilitar o cumprimento de uma determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente, que preconiza que o jovem cumpra a medida socioeducativa em sua cidade ou região onde moram seus familiares.

Fundação CASA