Interno da Fundação CASA participará de conferência sobre direitos da criança e do adolescente

Eleito por voto, ele concorreu à vaga com outros 70 adolescentes da Baixada Santista

qui, 20/08/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

Um adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação na unidade da Fundação CASA em Peruíbe (Baixada Santista) vai representar a Baixada Santista na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado na cidade de Águas de Lindóia, em setembro. 

O adolescente, que tem 16 anos e está desde março na unidade, obteve a vaga por meio do voto. Ele concorreu com outros 70 garotos da Baixada Santista durante uma conferência regional realizada em Monguaguá. 

Segundo o presidente da ONG Recanto Vida, Marcelo Lourenço, nesse evento, o jovem pediu a integração da rede socioassistencial dos municípios como meio de oferecer alternativas de renda, profissionalização e atendimento aos jovens. A ONG é parceira da Fundação CASA na gestão compartilhada da unidade de Peruíbe. 

O adolescente foi eleito delegado para a conferência estadual entre os jovens de sua idade, mas que não cumprem medidas socioeducativas. Em Águas de Lindóia, terá chances de pleitear uma vaga para a conferência nacional.

Dom da palavra 

A primeira participação do adolescente em debates aconteceu em julho durante a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Peruíbe. Nesta etapa municipal, outros cinco jovens da unidade de Peruíbe participaram dasdiscussões. 

No entanto, só o jovem de 16 anos foi eleito, por se destacar nos debates. “E ele se candidatou por vontade própria, o que nos enche de orgulho”, afirma Lourenço. “Outra proposta dos jovens, que o nosso adolescente vai apresentar e defender, é uma maior utilização dos espaços públicos já existentes na região para aumentar o número de atividades culturais oferecidas para os jovens”, afirma a coordenadora pedagógica da CASA Peruíbe, Gabrielle Pinto Romão.

Da Fundação CASA