Interno da CASA de Ribeirão Preto conquista título de karatê

Campeonato realizado em Itapecerica da Serra contou com a participação de 700 atletas

qua, 24/10/2007 - 19h38 | Do Portal do Governo

Mais uma vez os adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades de Ribeirão Preto tiveram ótimo desempenho em campeonato promovido pela Federação Paulista de Karatê Interestilos. Um adolescente da UI Ribeirão ganhou medalha de ouro na competição e tornou-se o grande campeão na modalidade Shiai Kumitê (faixa amarela).

O 14º Campeonato Paulista de Karatê Interestilos foi disputado no último dia 21 de outubro, na cidade de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. O torneio contou com a participação de mais de 700 atletas. Além do título estadual, os jovens também ficaram com o vice-campeonato no Kata individual e o terceiro lugar nas categorias de Shiai kumite e Kata em equipe. Por conta do resultado, cinco atletas da Fundação Casa vão participar do Campeonato Brasileiro de Karatê, em Recife (PE).

O grupo, formado por 12 jovens das unidades Ribeirão Preto e Rio Pardo da Fundação Casa (ambas do complexo Ribeirão Preto), competiu nas categorias kata e kumite. No geral, a equipe conquistou sete medalhas: uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze. 

Um outro destaque foi o egresso Anderson de Campos, que já participou de vários campeonatos representando a Fundação Casa. Ele conquistou uma medalha de prata na modalidade kumite individual e carimbou o seu passaporte para o campeonato brasileiro.

O professor Eduardo Michelin, que orienta os alunos no projeto de karatê, confessa que ficou surpreso com os resultados. “Eu fiz um trabalho intenso com esses jovens, mas não esperava um resultado tão bom como esse”, disse Michelin.

Segundo o diretor regional da Fundação Casa em Ribeirão Preto, Roberto Damásio, esse resultado confirma o “trabalho brilhante” que Michelin desenvolve com os jovens. “Por meio do karatê eles conseguem perceber seus talentos e habilidades na área esportiva”. Em 11 campeonatos disputados pelos alunos do professor Michelin, os adolescentes já ganharam 44 medalhas: sete de ouro, 11 de prata e 26 de bronze.

O projeto da Fundação Casa, em Ribeirão Preto, é pioneiro no Brasil. As aulas de karatê começaram a ser ministradas em fevereiro, por Michelin, que ensina a arte marcial para 32 internos. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, com uma hora e meia de duração. A idéia dos organizadores é espalhar o projeto para outras unidades que fazem parte da Divisão Regional Norte.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)