Internet gratuita chega a Pradópolis

Unidade tem capacidade para realizar 1,6 mil atendimentos por mês

sex, 13/03/2009 - 15h07 | Do Portal do Governo

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 13, o posto do Acessa SP do município de Pradópolis. A unidade terá cinco computadores com conexão banda larga e capacidade para realizar 1,6 mil atendimentos por mês. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Com este novo posto, o programa atinge a cobertura em 80% dos municípios na região administrativa de Ribeirão Preto.

Nos postos do Acessa SP, a população tem à sua disposição de forma gratuita o acesso à internet e pode, por exemplo, realizar serviços do governo eletrônico, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares e ler sites de notícias.

A implantação da nova unidade faz parte do Plano de Expansão do Programa. Desde 2007, quando foi iniciado, foram instalados no Estado 145 postos. Até 2010, o Governo SP planeja implantar unidades do Acessa SP em todos municípios que manifestarem interesse.

Programa Acessa SP

O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, atingiu a marca de 36,4 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, foram cadastrados no programa mais de 1,6 milhão de cadastros. Ao todo, são 482 postos em funcionamento, com 3.703 computadores e 905 monitores à disposição dos usuários. O Programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Pesquisa

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos frequentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para os tópicos “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% leem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço

O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Novo Posto – Pradópolis

Data de inauguração: sexta-feira, 13, às 9h
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1.065, Centro
Computadores para usuários: 5
Capacidade de atendimentos: 1.600/mês
Horário de funcionamento: das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Da Secretaria de Gestão Pública