Interior terá mais cinco Etecs

Anúncio foi feito nesta sexta-feira, 18, pelo governador José Serra em Valinhos

sex, 18/01/2008 - 16h00 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h14

A Região de Campinas terá mais quatro Etecs (Escolas Técnicas) nas cidades de Nova Odessa, Itapira, Sumaré e Mogi-Guaçu. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 18, pelo governador José Serra, durante cerimônia que marcou o início das obras da primeira fase do programa Pró-Vicinais, em Valinhos. Além disso, Serra garantiu que os jovens de Campo Limpo Paulista, na região de Jundiaí, também terão à disposição uma Etec com cursos voltados a demanda da economia local. 

“Vamos aumentar em mais de três mil o número de vagas das escolas já existentes somente nesta região. Há uma demanda grande e o Governo do Estado esta correndo atrás para atender essa necessidade”, observou o governador paulista. Ele reiterou que mais de 75% dos alunos que concluem o curso de um ano e meio numa Etec já saem com emprego. 

Outros investimentos

Serra afirmou ainda que a Região de Campinas será diretamente beneficiada com a nova fase do Programa de Concessões de Rodovias anunciados no início da semana. Uma das benfeitorias citadas pelo governador é a extensão do Anel Viário de Campinas até a Rodovia dos Bandeirantes e, posteriormente, até o aeroporto de Viracopos, projeto orçado em R$ 83 milhões.

“É uma obra que vai contribuir para o desenvolvimento desta região e do Estado de São Paulo como um todo”, afirmou Serra. Ao todo, serão concedidos cinco novos lotes, que somam 1.500 quilômetros. Uma das exigências é que as concessionárias assumam a responsabilidade pela manutenção de 1.000 quilômetros de estradas vicinais. “Estamos fazendo uma inovação nesse modelo e, permitindo, que as prefeituras possam aplicar recursos em outras áreas”, comparou.

Saúde

O governador também adiantou que o município de Jundiaí terá um AME (Ambulatório Medido de Especialidades), o que permitirá aos pacientes passar por consultas e exames e voltar para casa no mesmo dia já com o diagnóstico. Com isso, o governo estadual espera desafogar os grandes hospitais e diminuir os transtornos causados pelo deslocamento de pacientes. “Vamos construir 39 Ame´s em São Paulo. A primeira delas já foi entregue no final do ano em Votuportanga e realiza mais de 15 mil atendimentos por mês e sete mil exames”, concluiu Serra. 

Ainda no campo da saúde, o governador José Serra destacou que Santa Bárbara d´Oeste, no noroeste do Estado, terá um Hospital Dia. Com investimentos de R$ 5 milhões, a unidade – a primeira de uma série a ser implantada no Estado – atenderá uma população estimada em 6 milhões de pessoas, residente em 88 municípios da Região de Campinas.

Os pacientes atendidos no novo hospital de Santa Bárbara serão internados pela manhã e deixarão à unidade no final da tarde do mesmo dia. O projeto prevê a construção de sete consultórios médicos, sala de espera, recepção, centro cirúrgico, sala de recuperação de cirurgias e ala de conforto médico.

Cleber Mata

(I.P.)