Interior paulista marca presença na passagem de Bento XVI pela Capital

Duas cidades paulistas terão participação especial na visita do Papa: Tatuí, no Oeste do Estado e Jundiaí, no Noroeste paulista.

sex, 04/05/2007 - 8h09 | Do Portal do Governo

Ao menos duas cidades paulistas terão participação especial na visita do Papa Bento XVI a São Paulo na próxima semana: Tatuí, no Oeste do Estado, disponibilizará músicos do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos. O interior de São Paulo também será representado pela cidade de Jundiaí, no Noroeste paulista. De lá, sairão chocolates personalizados, oferecidos pelo governo de São Paulo durante visita do Pontífice ao Palácio dos Bandeirantes.

Treze músicos de Tatuí participam de apresentações para o Papa. Um grupo de dez tatuianos se apresentará junto com músicos da comunidade católica de São Paulo. Outros três músicos da mesma cidade se apresentarão juntamente com a Sinfônica de Heliópolis.

A apresentação do grupo de dez tatuianos será no dia 10 de maio, quinta-feira, no estádio do Pacaembu, durante o “Encontro com a Juventude”, a partir das 18h. Já os outros três tatuianos tocam na Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, no encontro com o episcopado brasileiro na Catedral da Sé, em São Paulo, no dia 11 de maio, às 15h.

De Tatuí, apresentam-se a cellista Camila Hessel Sotero, 19, o trompista Filipe Vieira Rocha, 20, e o contrabaixista Thiago Hessel de Paula, 19. Com a participação do Coral Lírico Municipal e do Coral Paulistano, a Sinfônica Heliópolis executará composições sacras sob regência dos maestros Silvio Baccarelli, Edilson Ventureli, Mário Valério Záccaro e Mara Campos, que revezarão o comando do coro e orquestra. Juntos, os músicos formarão um grupo com mais de 200 pessoas no altar.

Os sinos da Catedral serão tocados na entrada do Papa e, em seguida, o maestro Baccarelli assumirá a orquestra com Ecce Sacerdos Magnus , obra de sua autoria. No programa, haverá outros compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Amaral Vieira e Ronaldo Miranda.

Chocolate

Durante a visita de Bento XVI ao Palácio dos Bandeirantes, no dia 11, o cerimonial do governo de São Paulo vai servir chocolate sem caloria produzido em Jundiaí. A guloseima, preparada com cacau da Bélgica, era uma das preferências de João Paulo II.

Agora, o chocolate do interior paulista volta a ser apreciado por um líder da Igreja Católica. E a chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Cláudia Matarazzo, explica o motivo. Segundo ela, há pouco mais de seis anos, uma freira da Capital começou a levar caixas para João Paulo II no Vaticano. A curiosidade fez com que Cláudia buscasse mais informações sobre a origem do chocolate, ilustrado com o brasão de São Paulo.

“Fui até Jundiaí e fiquei encantada”, elogia Cláudia. Desde que assumiu o posto, Cláudia decidiu servir os chocolates em ocasiões especiais no Palácio dos Bandeirantes. Ela conta que o governador José Serra também aprecia os chocolates jundiaienses.

Outro item que consta no cardápio a ser oferecido ao Papa é suco de laranja. “Temos informações que ele aprecia laranja”, explica Cláudia. O Papa permanecerá no Palácio dos Bandeirantes por pouco mais de uma hora. Ele terá encontros com o governador José Serra e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cleber Mata

Com informações da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí

Leia também:

Jovens do Projeto Guri ensaiam para chegada do Papa

Saúde preparou mega-operação para garantir saúde do Papa

Tudo pronto no Palácio dos Bandeirantes para receber o Papa Bento XVI

Metrô e CPTM montam esquema especial na visita do Papa Bento XVI

(J.H.)