Interior ganha novos cursos técnicos gratuitos

Serão criadas 240 vagas nas cidades de Novo Horizonte, Reginópolis e Pirajuí

seg, 20/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 20, mais uma etapa do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza. O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou convênios com as prefeituras de Novo Horizonte, na região de São José do Rio Preto, e Reginópolis e Pirajuí, na região de Bauru,  para implantação de cursos técnicos gratuitos.

O município de Novo Horizonte vai oferecer 160 vagas para os cursos de Administração, Contabilidade e Comércio. As aulas serão ministradas na Escola Hebe de Almeida Leite Cardoso, que futuramente se transformará  em uma Escola Técnica (Etec). Pelo acordo, cabe à prefeitura a reforma e a adequação do prédio, cedido pela Secretaria da Educação. Já o Estado fica responsável pelo mobiliário e equipamento.

Em Reginópolis, a assinatura foi realizada na Escola Regina Olinda Martins Ferro, onde será criada uma classe descentralizada, extensão da Etec Helcy Moreira Martins, de Cafelândia.  A classe, implantada em parceria com a prefeitura, vai oferecer o curso técnico em Meio Ambiente (40 vagas/noite).

No município de Pirajuí, Alckmin firmou convênio na Escola Dr. Alfredo Pujol. A unidade receberá uma classe descentralizada, implantada em parceria com a prefeitura. A classe vai oferecer o curso técnico em Logística (40 vagas/noite).

Plano de expansão do ensino profissional  

O aumento da oferta de cursos técnicos faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento que administra as Etecs e Fatecs do Estado. O plano, que é uma das prioridades do governador José Serra, tem como meta aumentar em 100 mil o número de matrículas no Ensino Técnico e em 50 mil no Ensino Médio nas Etecs, além de dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades até 2010.

Da Secretaria de Desenvolvimento