Interior do Estado tem festival de literatura no final de semana

De 29 a 31 de maio, autores como Luis Fernando Veríssimo e Ignácio de Loyola Brandão conversam com leitores sob as tendas com programação gratuita do II Festival da Mantiqueira

sex, 29/05/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Neste final de semana, de 29 a 31 de maio, o distrito de São Francisco Xavier, na região de São José dos Campos, receberá o II Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. O evento, criado pela Secretaria da Cultura para estimular o gênero literário, divulga obras e autores, forma público para a literatura e incentiva a criação literária. Cerca de cinco mil visitantes terão acesso gratuito a uma variada programação para todas as idades.

Duas tendas serão montadas na Praça Cônego Antônio Manzi, no centro do distrito, para receber as atrações. Na tenda principal, acontecerão as mesas de discussão com autores e na tenda dos estudantes, os debates entre alunos de escolas pré-agendadas e autores.

A programação do Festival inclui também oficinas exclusivas para professores, estudantes e profissionais de bibliotecas, atividades para crianças e shows de música.

“O Festival da Mantiqueira marca o início das atividades dedicadas à literatura, que a Secretaria de Estado da Cultura realiza ao longo de todo o ano”, explica André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão Cultural da Secretaria da Cultura.

Tenda Principal

No sábado, 30, haverá dois encontros entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2008. O primeiro, às 11h, reúne o vencedor da categoria Melhor Livro do Ano, Cristovão Tezza, e os finalistas, e no final do dia, às 17h, será realizado um bate-papo entre os finalistas do Melhor Livro de Autor Estreante.

Entre uma conversa e outra, às 15h, a tenda é ocupada pela “Literatura Policial – 200 anos de Edgar Allan Poe”, em homenagem ao autor norte-americano que se destacou como mestre do realismo fantástico, terror e policial. A mesa reúne Luis Fernando Veríssimo, Flávio Carneiro e Luiz Alfredo Garcia-Roza, mediados por Luís Augusto Fischer.

No domingo, 31, às 11h, o autor português de “Equador” e “Rio das Flores” é o centro das atenções em “Conversando com Miguel Sousa Tavares”. Às 14h, Boris Fausto, Jorge Caldeira, Clóvis Bulcão e Francisco Vidal Luna encontram-se na mesa “Recontando a História”. A programação de conversas é encerrada com o tema “Paixão”, reunindo o rabino Nilton Bonder, Xico Sá e Sergio Paulo Rouanet, às 16h.

Tenda dos Estudantes

Serão realizadas mesas de discussão para turmas previamente agendadas de estudantes da rede pública e de escolas particulares, além de lugares para o público, mediante retirada de senha. A Secretaria da Cultura doou 300 livros para estes novos leitores se prepararem para os bate-papos com os autores. No sábado, às 11h30, apresenta-se a escritora Índigo; às 14h, Jorge Caldeira e, às 16h, Clóvis Bulcão. A obra de Monteiro Lobato será o tema da conversa na última palestra do sábado, às 18h.

No domingo, Carla Caruso fala às 11h30, Flavio Carneiro às 14h30 e Ignácio de Loyola Brandão às 16h30.

Oficinas

Para os professores, o tema das oficinas é “Motivação de Leitura”, e os estudantes podem participar da atividade “Criação Literária”.  

Já os profissionais que trabalham em bibliotecas, terão com a oficina “Dinamização do espaço físico e virtual da biblioteca”, uma preparação para receber o projeto Viagem Literária, que vai levar autores para bate-papos com o público leitor, ao longo do ano. As oficinas serão realizadas na sexta, às 17h, e no sábado e domingo, às 9h.

Shows

Na sexta-feira, às 21h30, Maxixe Machine se apresenta, e às 22h30 é a vez do grupo Rádio Comida. O grupo de Luis Fernando Verissimo, Jazz 6, faz show no sábado, às 20h, e às 22h, Marina de La Riva leva sua música cubana ao festival.

As despedidas do evento, no domingo, vão ser ao som de Fortuna, às 17h30, seguido da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, às 18h30.

Atividades Infantis

Os leitores mirins também têm espaço no evento. Na Biblioteca Solidária, apresentam-se no sábado, às 12h, a Companhia de Fadas, com o espetáculo “Caixa de Histórias”, e às 14h, Tininha Calazans comanda “Seres do Encantado”. Também neste dia, uma leitura dramática da tragédia grega “Medéia”, de Eurípedes, ganha o coreto de São Francisco Xavier, com adaptação para a cultura brasileira e músicas inspiradas na peça “Gota d´Água”, de Chico Buarque.

No domingo, às 12h, Fortuna apresenta uma versão de seu espetáculo ” Na casa da Ruth” e , às 14h, o grupo Conto com você encena “Contos Daqui e Dacolá”. 

Serviço

II Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura
Data: 29, 30 e 31 de maio
Local: São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (localizado a 138 km de São Paulo e 59 km do centro de São José dos Campos)
Onde se hospedar e opções de passeios: www.sjc.sp.gov.br
Ingressos: gratuitos (retirar senha para as mesas e atividades infantis uma hora antes do início das atividades na Casa de Cultura de São Francisco Xavier)