Interior do Estado ganha Centros de Excelência Esportiva

Com a descentralização de um projeto aplicado com sucesso na capital, o interior também passa a formar atletas

ter, 09/09/2008 - 18h01 | Do Portal do Governo

Os novos talentos de quatro municípios do interior paulista vão contar em 2009 com um grande incentivo para a prática esportiva. Nesta terça-feira, 9, o governador José Serra anunciou a implantação de Centros de Excelência Esportiva em Bastos, Bauru, Piracicaba e Presidente Prudente.

O governador José Serra disse que a medida visa dar mais incentivo ao esporte no Estado. “Nosso intuito é fomentar o esporte como atividade de lazer, de vida saudável e também como atividade que proporciona uma afirmação importante na vida dos jovens”, destacou Serra.

O objetivo, segundo o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, é descentralizar um projeto que vem sendo aplicado com sucesso na capital. “Perto da família, os atletas têm mais facilidade de adaptação e, portanto, maior rendimento”, argumentou o secretário ao justificar os investimentos no interior paulista. “Acredito que estes centros vão revelar muitos atletas”, concluiu o secretário.

Para freqüentar o Centro, jovens de 14 a 18 anos serão selecionados por técnicos da modalidade. A primeira seletiva na região ocorre nos meses de novembro e dezembro deste ano. Os atletas terão à disposição infra-estrutura, alojamento e alimentação, além de alto nível técnico de treinamento. Os trabalhos começam no início de 2009.

Em cada Centro de Excelência Esportiva, haverá 50 vagas – 15 para atletas residentes e 35 para não residentes. Os centros contarão com apoio da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Universidade Metodista nas áreas de traumatologia, fisioterapia, fisiologia, psicologia e odontologia.

Na capital

Criado em 1984 e até agora desenvolvido apenas no Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Centro de Excelência da capital já formou atletas como Maurren Maggi e Jadel Gregório, no atletismo, Aurélio Miguel e Tiago Camilo no judô.

Manoel Schlindwein