Interior de SP está em festa com o Circuito Cultural Paulista

Durante nove meses, a contar do dia 8 de março, mais de 700 espetáculos serão apresentados em 50 cidades do interior e litoral paulista

qua, 27/02/2008 - 10h06 | Do Portal do Governo

Cinqüenta cidades do interior paulista serão pontos de referência da cultura brasileira, de março a novembro deste ano. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Cultura, por meio da sua Unidade de Fomento e Difusão Cultural, que lança, dia 8, o Programa Circuito Cultural Paulista. O objetivo é possibilitar a circulação de espetáculos culturais por todo o Estado, além de democratizar o acesso à cultura, já que todas as apresentações serão gratuitas. Com essa finalidade, a secretaria fez investimentos de peso no setor, ao injetar R$ 4,5 milhões, para espetáculos de dança, música, teatro e circo.

Segundo André Sturm, cineasta e coordenador da Unidade de Fomento e Difusão Cultural da pasta, a intenção é criar, formar público e promover encontro dos artistas do evento com os artistas locais. “Ao todo, são nove meses de atividades culturais intensas e variadas, com mais de 700 espetáculos e 250 artistas, sendo que 30 cidades receberão duas apresentações mensais e as outras 20, uma por mês. “São, em média, 20 espetáculos por semana”, calcula Sturm.

Uma amostra do que será o circuito pode ser conferida no primeiro dia (8), quando 14 cidades terão shows de música, dança e circo, com músicos e artistas renomados da capital, entre eles Mônica Salmaso, Ná Ozzetti, Vânia Borges, Tião Carvalho e Trio de Forró. De acordo com Sturm, as cidades participantes do projeto receberão, pelo menos, um evento cultural por mês, de modo a gerar uma programação regular e estimular o interesse e a formação de público. 

Cidades contempladas

Os municípios contemplados são Andradina, Atibaia, Assis, Avaré, Bertioga, Bebedouro, Brotas, Buritama. Caraguatatuba, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Guararapes, Guaíra, Guararema, Ibitinga, Itapira, Itatiba, Itápolis, Iguape, Ilhabela, Itapetininga, Jaú, Juquiá, Lençóis Paulista, Lins, Lorena, Martinópolis, Matão, Miracatu, Mirandópolis, Mongaguá, Mogi das Cruzes, Olímpia, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio, Queluz, Regente Feijó, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Rosa de Viterbo, Santa Fé do Sul, São Manuel, São Simão, Sertãozinho, Suzano, Taquarituba e Tupã. Foram quatro os critérios para a seleção das cidades, segundo Sturm. “Levamos em conta o interesse local, população entre 25 e 90 mil habitantes, infra-estrutura e a localização geográfica, de maneira a atender todas as regiões do Estado.” Araçatuba, por exemplo, não terá eventos, mas quatro cidades próximas serão abrangidas pelo circuito: Andradina, Buritama, Guararapes e Mirandópolis, o que significa, portanto, que, indiretamente, Araçatuba participa do circuito cultural. 

Curto-Circuito

O circuito, na verdade, é a ampliação do Projeto Curto-Circuito, desenvolvido em 2007, em dez cidades do Estado, durante 54 dias, com 38 apresentações de 16 artistas. “A proposta, agora, é consolidar uma política de difusão da arte no interior, para que as cidades tenham programação cultural continuada e de qualidade”, diz Sturm.

Muitos dos eventos serão realizados por artistas e grupos vencedores de editais do Programa de Ação Cultural (PAC), do programa de fomento da Secretaria de Estado da Cultura, em 2007. Naquela época, boa parte dos PAC previa, como contrapartida dos contemplados, a realização de turnês pelo interior. “Assim, o benefício do apoio à produção cultural retorna para a sociedade”, garante Sturm. Entre os artistas participantes estão Yamandú Costa, Mônica Salmaso, Vânia Borges, Ná Ozzetti, Teatro Mágico, Tião Carvalho e Trio Forró, Cia. Auto Mecânica. Fraternal Cia. Artes e Malas-Arte, Ópera da Mala, Velha Companhia, Furunfunfun, Circo de Ébanos, Circo Arte Brasil, Ballet Stagium, Dança Vida e outros.

Dos vencedores do PAC 2007, vale destacar os grupos de teatro La Mínima, Faz de Conta e As Aventuras de Urashima Taro, a Distrito de Dança, os circenses O Engolidor de Espadas, Palhaços para Sempre, Show de Variedades, A Voz da Praça, Sonho Mágico, Circo Teatro Susy, Abracadabra! A Vida é Mágica. Paralelo a esses encontros haverá atividades nas bibliotecas e projeção de filmes em alguns municípios que não possuem salas de exibição.

Maria das Graças Leocádio

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)