Intercâmbio entre USP e União Européia dá dez bolsas de estudos na Europa

Estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação podem estudar na Inglaterra ou na Itália

qua, 28/09/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Um programa de intercâmbio entre a Universidade de São Paulo e a União Europeia vai destinar dez bolsas anuais para estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação que queiram realizar estudos na Universidade de Cambridge, Inglaterra, ou no Instituto de Estudos Avançados de Trieste (Sissa), Itália.

A prioridade é para estudantes que atuem nas áreas de neurociências, como desenvolvimento, plasticidade, estudo dos sistemas motores, fisiologia sensorial e estudo da neurobiologia das emoções. Também são aceitas inscrições para áreas de nanotecnologia, cognição, eletrofisiologia e afins.

O programa é financiado pela União Europeia e tem o objetivo de promover o avanço de programas educativos em neurociências, ampliando as oportunidades de investigação científica para jovens neurocientistas latino-americanos, além de promover colaborações duradouras entre instituições da América Latina e europeias.

Mais de uma centena de projetos foi encaminhada para a Organização People Marie Curie Actions, com sede em Bruxelas; somente cinco foram selecionados. A coordenação geral é do professor Vincent Torre (Sissa), tendo como colaborador o professor Hugh Robinson (Cambridge), com coordenadores de quatro países latino-americanos: México, Argentina, Chile e Brasil. No país, a coordenação é da professora Elaine Del Bel, da Faculdade de Odontologia.

Segundo Elaine, o estabelecimento de colaborações sólidas entre as universidades propiciará oportunidades para os jovens cientistas explorarem um novo meio cultural e científico. “Este fator proporcionará aos jovens cientistas brasileiros facilidades para conseguir uma perspectiva cultural e científica global”. Ela diz que essa é uma oportunidade de apresentar aos estudantes, por meio de cursos especiais de nanotecnologia, os recentes avanços no estudo da imagem do sistema nervoso, neurociência teórica e de sistemas e neurociência cognitiva.

O programa começou a ser executado no primeiro semestre deste ano e terá duração de quatro anos. As bolsas podem ter duração de seis meses a um ano. Os interessados de todas as áreas podem fazer contato pelo e-mail eadelbel@usp.br.

Da Agência Diário Oficial e da USP